Tributação ambiental: o tributo extrafiscal como forma de proteção do meio ambiente

Autores

  • Stefania Eugenia Barichello Universidade Federal de Santa Maria
  • Luiz Ernani Bonesso de Araújo Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5433/2178-8189.2007v11n0p113

Palavras-chave:

Tributação ambiental, tributo extrafiscal, proteção ambiental.

Resumo

A atuação do Estado na preservação do meio ambiente tem se revelado imprescindível, pois mediante sua intervenção nas atividades econômicas ele pode estabelecer regras mínimas a serem observadas pela sociedade. Dentre os instrumentos econômicos usados pelo Estado moderno para a preservação do meio ambiente está o tributo, que constitui fonte de receita pública empregada na atividade financeira e pode ser utilizado tanto em seu aspecto fiscal quanto em seu aspecto extrafiscal. Diante deste contexto, o estudo contempla uma reflexão sobre a Tributação Ambiental, tendo como delimitação o tributo extrafiscal como forma de proteção do meio ambiente.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Stefania Eugenia Barichello, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda em Integração Latino-Americana pela Universidade Federal de Santa Maria. Possui especialização em Direito Empresarial pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e aperfeiçoamento em Análisis Económico del Derecho pela Universidad Nacional de Buenos Aires, Argentina.

Luiz Ernani Bonesso de Araújo, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor da Universidade Federal de Santa Maria, da Universidade de Santa Cruz do Sul e do Centro Universitário Franciscano e Vice-coordenador do Mestrado em Integração Latino-americana da Universidade Federal de Santa Maria.

Downloads

Publicado

2007-12-15

Como Citar

Barichello, S. E., & Araújo, L. E. B. de. (2007). Tributação ambiental: o tributo extrafiscal como forma de proteção do meio ambiente. Scientia Iuris, 11, 113–131. https://doi.org/10.5433/2178-8189.2007v11n0p113

Edição

Seção

Artigos