Notas introdutórias sobre o princípio da livre concorrência

Autores

  • Carlos Emmanuel Joppert Ragazzo Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5433/2178-8189.2006v10n0p83

Palavras-chave:

Livre iniciativa, livre concorrência, constituição econômica.

Resumo

O presente articulado tem por objetivo trazer algumas reflexões sobre o princípio da livre concorrência. Primeiramente, serão abordados os benefícios de um modelo econômico baseado na livre concorrência e o objetivo tutelado pela mesma, no caso a preservação do processo de competição e não os competidores. Em seguida, serão apresentadas algumas alterações das estruturas de mercado advindas do liberalismo clássico e da livre concorrência, ressaltando os limites à livre iniciativa. Por fim, far-se-á um apanhado histórico da livre concorrência no Brasil, partindo das primeiras legislações acerca da intervenção do estado na economia, que se consubstanciaram em regras contra o abuso do poder e chegando à Constituição Econômica de 1988 e à lei de Defesa da Concorrência (Lei 8884/94), instrumentos imprescindíveis para uma proteção da concorrência mais ampla, o que permite a livre iniciativa atender a sua função social.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Carlos Emmanuel Joppert Ragazzo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Coordenador Geral de Defesa da Concorrência da Secretaria de Acompanhamento Econômico – Seae/MF. Bacharel pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC/RJ. LL.M. in Trade Regulation and Competition Policy (New York University, NYU, 2002). Mestre e Doutorando em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professor dos Cursos de Pós-Graduação em Direito do Estado da UERJ e em Direito Privado Patrimonial da PUC/RJ.

Downloads

Publicado

2006-12-15

Como Citar

Ragazzo, C. E. J. (2006). Notas introdutórias sobre o princípio da livre concorrência. Scientia Iuris, 10, 83–96. https://doi.org/10.5433/2178-8189.2006v10n0p83

Edição

Seção

Artigos