Sistematização de princípios e regras constitucionais tendo em vista o princípio da publicidade e a propaganda dos órgãos públicos

Autores

  • Marcos Antônio Striquer Soares Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/2178-8189.2005v9n0p23

Palavras-chave:

princípios constitucionais, princípio da publicidade, propaganda dos órgãos públicos, sistema jurídico, interpretação constitucional

Resumo

Analisa a inserção de princípios e regras constitucionais em um sistema jurídico constitucional para compreender as possibilidades de utilização e aplicação do princípio da publicidade e da propaganda dos órgãos públicos. Verifica os limites de interpretação da Constituição, para permitir a demarcação de situações-limite, em que a autoridade administrativa deva praticar atos ou omitir-se quando estiver em questão a publicidade dos órgãos públicos e a realização de propaganda de governo. Conclui que o uso indiscriminado da propaganda pelos órgãos públicos exige cuidado especial do aplicador da Constituição, quando de sua interpretação, para coibir seu uso em proveito de interesses estranhos ao interesse público.

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Biografia do Autor

Marcos Antônio Striquer Soares, Universidade Estadual de Londrina

Mestre e Doutor em Direito do Estado/Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica de
São Paulo; professor de Direito Constitucional na Universidade Estadual de Londrina, na graduação em Direito e no Mestrado em Direito Negocial; professor de Direito Constitucional na UniFil.

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Publicado

2005-12-15

Como Citar

Soares, M. A. S. (2005). Sistematização de princípios e regras constitucionais tendo em vista o princípio da publicidade e a propaganda dos órgãos públicos. Scientia Iuris, 9, 23–50. https://doi.org/10.5433/2178-8189.2005v9n0p23

Edição

Seção

Artigos