Arbitragem eletrônica

Autores

  • Rodrigo Almeida Magalhães Professor da PUC/MG e UFMG
  • Mariana de Souza Saraiva PUC/MG

DOI:

https://doi.org/10.5433/2178-8189.2019v23n2p26

Palavras-chave:

Quarta Revolução Industrial, Métodos Eletrônicos de Solução de Controvérsias, Arbitragem

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo realizar um estudo sobre o uso da arbitragem na era digital, tema que envolve, como se verá, pontos sensíveis e de complexa análise. Para compreensão do assunto, realizar-se-á a observação da nova situação paradigmática estabelecida pela denominada quarta Revolução Industrial. Buscar-se-á, também, observar os novos conflitos e as formas de solucioná-los dentro desse novo cenário, fazendo-se, nesse contexto, o estudo do desenvolvimento do Online Dispute Resolution (ODR). No que tange à arbitragem, na era digital, ponto central desse trabalho, examinar-se-á a forma, as peculiaridades e a conveniência do uso de recursos tecnológicos no desenvolvimento desse método, bem como as implicações legais referentes ao tema.

Biografia do Autor

Rodrigo Almeida Magalhães, Professor da PUC/MG e UFMG

Doutor em Direito. Professor da PUC/MG e UFMG. Professor do mestrado e doutorado da PUC/MG. Membro do Departamento de Direito PArbrivado.

Mariana de Souza Saraiva, PUC/MG

Mestre e doutoranda da PUC/MG, na área de Dirieto Privado

Downloads

Publicado

2019-07-29

Como Citar

Magalhães, R. A., & Saraiva, M. de S. (2019). Arbitragem eletrônica. Scientia Iuris, 23(2), 26. https://doi.org/10.5433/2178-8189.2019v23n2p26

Edição

Seção

Artigos