Recuperação de crédito de pessoas jurídicas: uma proposta de reformulação de seus meios mais eficientes

Autores

  • Lilia Maia de Moraes Sales UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR
  • Manuela Brito Câmara UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR

DOI:

https://doi.org/10.5433/2178-8189.2017v21n3p125

Palavras-chave:

Recuperação de Crédito. Pessoas Jurídicas. Reformulação. Meios. Eficazes.

Resumo

A presente pesquisa analisa as formas de recuperação de crédito existentes no Estado Democrático Brasileiro, averigua quais desses meios são mais eficazes e mais vantajosos para as sociedades empresárias e propõe uma reformulação na conduta adotada pelas pessoas jurídicas para retomarem os valores inadimplidos por seus compradores. Assim, explora-se as formas de recuperação de crédito e constata-se que a negociação e a mediação são os meios mais eficientes para a pessoa jurídica retomar seus créditos. Então, propõe-se uma reformulação da conduta empreendida pelas empresas na negociação e na mediação no resgate de quantias devidas a elas e faz-se uma adaptação do instituto da recuperação de crédito às técnicas de resolução consensual de conflitos preconizadas por grandes negociadores como William Ury, Roger Fisher, Bruce Patton, Daniel Shapiro e Stuart Diamond. Quanto à metodologia no presenta trabalho, será utilizada a descritiva e analítica com pesquisa bibliográfica.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lilia Maia de Moraes Sales, UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR

Pós-doutora pela Universidade de Columbia (EUA), Bolsista PQ – Conselho Nacional de Pesquisa. Possui formação em mediação de conflitos na Universidade de Harvard, junto ao Program on Negotiation (EUA). É professora titular da Universidade de Fortaleza-UNIFOR, sendo professora permanente dos programas de Mestrado e Doutorado em Direito Constitucional e Mestrado em Direito e Gestão de Conflitos/Unifor. Coordena projetos de pesquisas, financiados pelo CNPq, CAPES, FUNCAP e Conselho Nacional de Justiça nas áreas do Direito, mediação e gestão de conflitos voltados para a inovações no sistema de justiça e empoderamento humano.

Manuela Brito Câmara, UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR

Mestranda pela Universidade de Fortaleza-UNIFOR, Fortaleza, Ceará, Brasil. Advogada.

Downloads

Publicado

2017-11-29

Como Citar

Maia de Moraes Sales, L., & Brito Câmara, M. (2017). Recuperação de crédito de pessoas jurídicas: uma proposta de reformulação de seus meios mais eficientes. Scientia Iuris, 21(3), 125–157. https://doi.org/10.5433/2178-8189.2017v21n3p125

Edição

Seção

Artigos