“Holy Mountains”: o sussurro histórico na busca por reconhecimento

Autores

  • Mayron Morais Damasceno PUC - Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Cláudia Luiz Lourenço PUC - Pontíficia Universidade Católica e Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5433/2178-8189.2016v20n3p72

Palavras-chave:

Império Turco-Otomano, Genocídio, Armênia, Reconhecimento, Direitos humanos

Resumo

O presente artigo tem como temática a abordagem dos Direitos Humanos, de modo a demonstrar como a visibilidade histórica dos atos deflagrados pelas gerações passadas serve como intermédio na construção de uma sociedade mais humana e igualitária. Seu principal intuito não é trazer à baila o desespero, a amargura ou desejo de vingança, é, contudo, tratar sobre os perigos em que o ser humano pode incorrer ante sua busca desmesurada por poder. Nesse intuito é que se tratará sobre o genocídio Armênio que foi um dos primeiros atos que quase exterminou grande parcela de um povo, genocídio executado pelos atos de imposição do antigo exército Turco-Otomano; essa importância advém do fato de que esse acontecimento é pouco ou quase nada conhecido na sociedade, logo, sua existência e reconhecimento não servem para manchar a histórica da atual Turquia, mas para expor os erros passados e modificar o presente.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Mayron Morais Damasceno, PUC - Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Advogado.

Cláudia Luiz Lourenço, PUC - Pontíficia Universidade Católica e Goiás

Pós-doutoranda em Direito Constitucional pela Università degli Studi di Messina. Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Mestre em Direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Especialista em Direito Público pela Universidade de Rio Verde (FESURV) - Axioma Jurídico. Especialista em Docência Universitária pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Especialista em Direito Penal pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professora Adjunta da Universidade Federal de Goiás (UFG). Professora Horista-Assistente da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Advogada.

Downloads

Publicado

2016-11-29

Como Citar

Damasceno, M. M., & Lourenço, C. L. (2016). “Holy Mountains”: o sussurro histórico na busca por reconhecimento. Scientia Iuris, 20(3), 72–100. https://doi.org/10.5433/2178-8189.2016v20n3p72

Edição

Seção

Artigos