Harmonização dos interesses privados e públicos na empresa: o paradigma da sustentabilidade

Autores

  • Vinicius Figueiredo Chaves Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); UNESA
  • Leonardo da Silva Sant'Anna Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.5433/2178-8189.2016v20n2p234

Palavras-chave:

Harmonização, Empresa, Sustentabilidade, Interesses Privados, Interesses Públicos

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar histórica e criticamente a empresa, fenômeno econômico-social com projeções no Direito. A partir de pesquisa documental, questiona-se se a sustentabilidade constitui referencial teórico para a reconstrução de algumas premissas sobre os quais ainda se encontra assentada a noção de empresa. Os resultados da pesquisa indicam que, na empresa, reúnem-se múltiplos interesses. Conclui-se que a sustentabilidade, aplicada à empresa, descortina um novo paradigma do direito, fazendo com que esta deva ser entendida como instrumento de viabilização da promoção de múltiplas aspirações, privadas e públicas, que devem ser harmonizadas.


Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Vinicius Figueiredo Chaves, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); UNESA

Doutorando em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Direito Público e Evolução Social pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). Pós-graduado em Direito Empresarial pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Membro do Grupo de Pesquisas CNPq: “Empresa e Atividades Econômicas”.

Leonardo da Silva Sant'Anna, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutor em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Professor Adjunto e do Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Membro do Grupo de Pesquisas CNPq: “Empresa e Atividades Econômicas”.

Downloads

Publicado

2016-07-29

Como Citar

Chaves, V. F., & Sant’Anna, L. da S. (2016). Harmonização dos interesses privados e públicos na empresa: o paradigma da sustentabilidade. Scientia Iuris, 20(2), 234–265. https://doi.org/10.5433/2178-8189.2016v20n2p234

Edição

Seção

Artigos