A utilização da cultura como instrumento de desenvolvimento econômico e o papel da educação ambiental

Autores

  • Dionis Mauri Penning Blank Faculdade Anhanguera de Pelotas e Poder Judiciário do Estado do Rio Grande do Sul
  • Claure Morrone Parfitt Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.5433/2178-8189.2015v19n1p105

Palavras-chave:

Memória, Patrimônio, Cidades, Culturalização, Educação Ambiental.

Resumo

O objetivo geral deste trabalho de pesquisa foi apresentar a educação ambiental, traduzida nos ideais de um sujeito ecológico capaz de identificar, problematizar e agir, como ferramenta de resposta à mercantilização espetacular das cidades contemporâneas e a seus efeitos nefastos, como a singularidade, a perda da memória local e a gentrificação. O modelo de gestão patrimonial mundial segue uma lógica de homogeneização já formatada: ao preservar áreas históricas, de forte importância cultural local, bem como normas de intervenção internacionais que não são pensadas nem adaptadas de com acordo com as singularidades locais. A memória da cultura local, que, inicialmente, deveria ser preservada, perde-se, criando-se em seu lugar grandes cenários, muitas vezes turísticos. O patrimônio ocupa, atualmente, uma posição privilegiada nas configurações da legitimidade cultural, nas reflexões sobre identidade e nas políticas de vínculo social. Nas sociedades de consumo e de cultura de massa, o uso do patrimônio, sua interpretação, até mesmo sua simulação, passa por ser o instrumento de um desenvolvimento local ou nacional. Por conseguinte, revela-se a educação ambiental, com suas diversas alternativas, como ferramenta no ataque à mercantilização espetacular das cidades contemporâneas e seus danos, como a perda da memória local, a intervenção urbanística desarrazoada e a singularidade.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Dionis Mauri Penning Blank, Faculdade Anhanguera de Pelotas e Poder Judiciário do Estado do Rio Grande do Sul

Professor Adjunto no Curso de Direito da Faculdade Anhanguera de Pelotas e Assessor de Juiz de Direito no Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul. Bacharel em Direito, Especialista em Direito Ambiental e Mestre em Ciências e em Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas.

Claure Morrone Parfitt, Universidade Federal de Pelotas

Professora Adjunta no Curso de Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental da Universidade Federal de Pelotas. Bacharel em Arquitetura, Mestre e Doutora em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2015-04-24

Como Citar

Blank, D. M. P., & Parfitt, C. M. (2015). A utilização da cultura como instrumento de desenvolvimento econômico e o papel da educação ambiental. Scientia Iuris, 19(1), 105–124. https://doi.org/10.5433/2178-8189.2015v19n1p105

Edição

Seção

Artigos