Abertura sistêmica do direito civil contratual como promoção da democracia

Autores

  • Leonardo Ferreira Mendes Universidade Anhanguera-Uniderp
  • Zulmar Fachin Professor na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, na Universidade Estadual de Londrina e no Centro Universitário de Maringá.

DOI:

https://doi.org/10.5433/2178-8189.2012v16n1p9

Palavras-chave:

Abertura Sistêmica, Direito Contratual Civil, Democracia.

Resumo

Esse texto objetiva estudar as influências da aberturasistêmica do direito contratual na promoção de uma democraciaque permita a participação de todos. No primeiro tópicoteceram-se considerações sobre a passagem do sistema de direitocivil fechado para o aberto, e sobre a teoria tridimensional doDireito. Após, foram abordadasnoções de democracia e decidadania participativas. Por fim, demonstrou-se que a aberturasistêmica do direito civil contratual é um instrumento poderosopara promoção de isonomia material. Concluiu-se que asistematização fechado dificulta o acesso aos bens materiaismínimos, o que impede a construção de um Estado Democráticode Direito.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Leonardo Ferreira Mendes, Universidade Anhanguera-Uniderp

Mestre em Direito Negocial pela Universidade Estadual de Londrina. Pós-graduando lato sensu em Ciências Penais pela Universidade Anhanguera-Uniderp.

Zulmar Fachin, Professor na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, na Universidade Estadual de Londrina e no Centro Universitário de Maringá.

Doutor em Direito Constitucional (UFPR). Mestre em Direito e em Ciências Sociais (UEL).

Downloads

Publicado

2012-10-25

Como Citar

Mendes, L. F., & Fachin, Z. (2012). Abertura sistêmica do direito civil contratual como promoção da democracia. Scientia Iuris, 16(1), 9–24. https://doi.org/10.5433/2178-8189.2012v16n1p9

Edição

Seção

Artigos