A trajetória da gestão pela qualidade nas bibliotecas brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2012v17n1p132Palavras-chave:
Dimensões da qualidade em bibliotecas, Trajetória da qualidade em bibliotecas, Gestão da qualidadeResumo
Introdução: Trata sobre a trajetória da qualidade nas bibliotecas brasileiras ao longo das últimas décadas. Discorre sobre as mudanças de paradigma e suas características relacionadas com o ‘ideal de qualidade em bibliotecas’. Discorre sobre a busca pela qualidade em bibliotecas brasileiras através de sua trajetória no âmbito da gestão orientada à qualidade.
Objetivo: Demonstra como a preocupação com a implantação por melhorias tem sido sistematizada, ao longo do tempo, nas bibliotecas no país.
Metodologia: Resultados de revisão retrospectiva de literatura.
Resultados: Destaca que os assuntos: Padronização em Bibliotecas; Formação e Desenvolvimento de Coleções; Estudos de Uso e de Usuários; Automação dos Sistemas de Informação, Marketing de Bibliotecas e Gestão da Qualidade relacionam-se com as dimensões e características da qualidade, aplicadas às bibliotecas. Pois, as inúmeras abordagens temáticas ao longo dos anos demonstram que a trajetória da excelência e da qualidade em bibliotecas brasileiras tem sido incorporada nos modelos de gestão em bibliotecas.
Conclusões: O entendimento dos aspectos teóricos permite contribuir para a implantação da gestão da qualidade.
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