O ensino de documentos audiovisuais e iconográficos nos currículos de cursos superiores em Arquivologia no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2023v28n4p122

Palavras-chave:

Arquivologia, Ensino, Documentos Audiovisuais, Documentos iconográficos, Arquivos Especiais

Resumo

Objetivo: refletir sobre a formação do profissional arquivista e a abordagem proposta pela área quanto aos documentos audiovisuais e iconográficos nos arquivos. Como objetivos específicos, procurou-se identificar as primeiras propostas no tratamento desses documentos e realizar um levantamento dos cursos de Arquivologia, verificando o oferecimento de disciplinas e suas ementas sobre esses documentos.
Metodologia
: possíveis incoerências foram identificadas no entorno do aporte teórico e metodológico referente a esses documentos, uma vez que eles ainda são, frequentemente, abordados como arquivos especiais e especializados, ao invés de serem considerados como um documento cumprindo uma função, com relações orgânicas, dentro de uma instituição.
Conclusões: constatou-se que os cursos de Arquivologia no Brasil, em sua maioria, ainda mantêm o conceito de arquivos especiais e especializados desde a década de 1970 e não estipulam, nas disciplinas, critérios ou propostas para a inclusão desses documentos nas funções orgânicas das instituições.

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Biografia do Autor

Noemi Andreza da Penha, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Universidade Estadual Paulista (UNESP). Diretora do Centro de Acervo Iconográfico e Cartográfico do Arquivo Público do Estado de São Paulo (APESP), São Paulo, Brasil.

Bruno Henrique Machado, Universidade Federal do Rio Grande

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista. (UNESP). Docente da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande, Brasil.

Luiz Antonio da Silva, Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal do Amazonas

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Docente da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus, Brasil.

Telma Campanha de Carvalho Madio, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Docente da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília, Brasil.

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Publicado

2024-09-28

Como Citar

Penha, N. A. da, Machado, B. H., Silva, L. A. da, & Madio, T. C. de C. (2024). O ensino de documentos audiovisuais e iconográficos nos currículos de cursos superiores em Arquivologia no Brasil. Informação & Informação, 28(4), 122–147. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2023v28n4p122