Eye tracking, experiência do usuário e redes sociais

levantamento de métodos de pesquisa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2023v28n3p107

Palavras-chave:

Eye tracking, Experiência do usuário, Redes sociais, Metodologias, Testes com usuários

Resumo

Objetivo: Identificar pesquisas relacionadas a testes com usuários de redes sociais via análise realizada por ferramentas de Eye Tracking, sendo também objetivado um levantamento acerca dos métodos empregados em tais pesquisas, apontando assim possibilidade de empregá-los em pesquisas do âmbito da Ciência da Informação.
Metodologia: Pesquisa exploratória de revisão bibliográfica com abordagem quali-quantitativa com fonte nas bases BRAPCI, SciELO e Web of Science.
Resultados: Foram encontrados 137 artigos com potencial de satisfazer os resultados da pesquisa. Destes, apenas 3 se sustentaram após os filtros de seleção empregados, permitindo a análise e explanação minuciosa de seus métodos a fim de permitir sua possível replicação em publicações futuras.
Conclusões:
Concluiu-se que os métodos observados podem ser replicados em pesquisas do campo da Ciência da Informação e que estes têm grande valor para a área uma vez que expõem processos cognitivos referentes à relação informação e sujeito informacional, os métodos encontrados na maior parte dos estudos analisados no levantamento não fazem uso das redes sociais em si (optam por simulação) e por fim foi levantada a questão da preocupação com a carência de produções brasileiras a respeito do tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Oliveira Pìroni, Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Docente na Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), Presidente Prudente, Brasil.

Cecílio Merlotti Rodas, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Docente do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Votuporanga, Brasil.

Referências

BAČÍKOVÁ, Michaela. User experience design: Contrasting academic with practice. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON EMERGING ELEARNING TECHNOLOGIES AND APPLICATIONS, 13., 2015, Slovakia. Proceedings [...]. Piscataway: IEEE, 2015. p. 1-6. Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/document/7558493. Acesso em: 15 jul. 2024.

BARRETO, Ana Margarida. Eye tracking como método de investigação aplicado às ciências da comunicação. Revista Comunicando, Braga, v. 1, n. 1, p. 168-186, 2012. Disponível em: https://revistas.sopcom.pt/index.php/comunicando/article/view/126. Acesso em: 15 jul. 2024.

BARROS, Suellen Elise Timm; TEIXEIRA, Heytor Diniz; RODAS, Cecilio Merlotti; VIDOTTI, Silvana Aparecida Borsetti Gregorio; ALVES, Rachel Cristina Vesu. Eye tracking e reações da pupila em estudos de user experience. Brazilian Journal of Information Science, Marília, v. 15, jul. 2021. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/11841. Acesso em: 15 jul. 2024.

BERGSTROM, Jennifer Romano; SCHALL, Andrew. (ed.). Eye tracking in user experience design. [S. l.]: Elsevier, 2014.

BOJKO, Aga. Eye tracking the user experience: A practical guide to research. New York: Rosenfeld Media, 2013.

BRIGGS, Asa.; BURKE, Peter. Uma história social da mídia: De Gutenberg à internet. 3. ed. [s.l.] Zahar, 2004.

CARPENTER, Matthew J.; BAKER, Nathaniel L.; GRAY, Kevin M.; UPADHYAYA, Himanshu P. Assessment of nicotine dependence among adolescent and young adult smokers: a comparison of measures. Addictive Behaviors, Oxford, v. 35, n. 11, p. 977-982, 2010. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/20624670/. Acesso em: 15 jul. 2024.

CASAGRANDE, Erich. Top 100 sites mais acessados no Brasil [Edição 2022]. SemrushBlog, Pesquisas, Boston, 24 Oct. 2022. Disponível em: https://pt.semrush.com/blog/top-100-sites-mais-visitados/. Acesso em: 15 jul. 2024.

ELLISON, Nicole B.; TRIỆU, Penny; SCHOENEBECK, Sarita; BREWER, Robin; ISRANI, Aarti. Why we don’t click: Interrogating the relationship between viewing and clicking in social media contexts by exploring the “non-click”. Journal of Computer-Mediated Communication, [Oxford], v. 25, n. 6, p. 402-426, 2020. Disponível em: https://academic.oup.com/jcmc/article/25/6/402/5927572. Acesso em: 15 jul. 2024.

ERNALA, Sindhu Kiranmai; BURKE, Moira; LEAVITT, Alex; ELLISON, Nicole B. How well do people report time spent on Facebook? An evaluation of established survey questions with recommendations. In: CHI CONFERENCE ON HUMAN FACTORS IN COMPUTING SYSTEMS, 20., 2020, Honolulu. Proceedings [...]. New York: Association for Computing Machinery, 2020. p. 1-14. Disponível em: https://thoughtcrumbs.com/publications/ernala_burke_leavitt_ellison_how_well_can_people_report_CHI2020.pdf. Acesso em: 15 jul. 2024.

FARNSWORTH, Bryn. What is Eye Tracking and How Does it Work?. Copenhagen: iMotions, 04 Feb. 2019. Disponível em: https://imotions.com/blog/eye-tracking-work/. Acesso em: 25 jan. 2022.

FERNANDES, Luciane Alves; GOMES, José Mário Matsumura. Relatórios de pesquisa nas ciências sociais: características e modalidades de investigação. ConTexto, Porto Alegre, v. 3, n. 4, p. 1-23, 2003. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/11638. Acesso em: 15 jul. 2024.

FERREIRA, Ana Maria Jensen Ferreira da Costa; VIDOTTI, Silvana Aparecida Borsetti Gregorio. Experiência de usuário: uma análise do ambiente Wikipedia. In: SEMINÁRIO EM CINÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 6., 2016, Londrina. Anais [...]. Londrina: UEL, 2016. p. 325-338. Disponível em: https://www.uel.br/eventos/cinf/index.php/secin2016/secin2016/paper/viewFile/351/172. Acesso em: 15 jul. 2024.

FITTS, Paul Morris; JONES, Richard E.; MILTON, John L. Eye movements of aircraft pilots during instrument-landing approaches. Aeronautical Engineering Review, New York, v. 9, n. 2, p. 24-29, 1950.

GARRETT, Jesse James. The elements of user experience: user-centered design for the web and beyond. London: Pearson Education, 2010.

GOLDBERG, Joseph H.; WICHANSKY, Anna M. Eye tracking in usability evaluation: A practitioner's guide. In: HYÖNÄ, Jukka; RADACH, Ralph; DEUBEL, Heiner. (ed.), The Mind's eyes: cognitive and applied aspects of eye movements. Oxford: Elsevier Science, 2003. p. 493-516. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/B978044451020450027X?pes=vor. Acesso em: 15 jul. 2024.

HAYES, Jackie R. User Interface Design for Online Social Media. 2014. 38 f. Senior Project (Bachelor Degree in Graphic Communication) – California Polytechnic State University, San Luis Obispo, 2014. Disponível em: https://digitalcommons.calpoly.edu/grcsp/108/. Acesso em: 15 jul. 2024.

JANKOVIĆ, Anja; TOMIĆ, Nataša; SIMEUNOVIĆ, Nenad; RAKIĆ, Slavko; STEFANOVIĆ, Darko; LOLIĆ, Teodora. User Experience and Customer Experience as a Solution for Gaining Competitive Advantages of the Company. In: INTERNATIONAL SCIENTIFIC SYMPOSIUM STRATEGIC MANAGEMENT AND DECISION SUPPORT SYSTEMS IN STRATEGIC MANAGEMENT, 24., Subotica, 2019. Proceedings [...]. Subotica: SM, 2019. p. 1-5. Disponível em: https://sm.ef.uns.ac.rs/index.php/proceedings/article/view/101. Acesso em: 15 jul. 2024.

KARATEKIN, Canan. Eye tracking studies of normative and atypical development. Developmental Review, New York, v. 27, n. 3, p. 283-348, 2007. Disponível em: http://harmonia.cis.iscte.pt/Documents/Karatekin2007/Karatekin2007.pdf. Acesso em: 15 jul. 2024.

KLEIN, Elizabeth G.; CZAPLICKI, Lauren; BERMAN, Micah; EMERY, Sherry; SCHILLO, Barbara. Visual attention to the use of #ad versus #sponsored on e-cigarette influencer posts on social media: a randomized experiment. Journal of Health Communication, [London], v. 25, n. 12, p. 925-930, 2020. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33238805/. Acesso em: 15 jul. 2024.

MAJARANTA, Päivi; BULLING, Andreas. Eye tracking and eye-based human–computer interaction. In: FAIRCLOUGH, Stephen H.; GILLEADE, Kiel. (ed.). Advances in Physiological Computing. London: Springer, 2014. p. 39-65. Disponível em: https://perceptualui.org/publications/majaranta14_apc/. Acesso em: 15 jul. 2024.

MCCURDY, Michael; CONNORS, Christopher; PYRZAK, Guy; KANEFSKY, Bob; VERA, Alonso. Breaking the fidelity barrier: an examination of our current characterization of prototypes and an example of a mixed-fidelity success. In: CHI CONFERENCE ON HUMAN FACTORS IN COMPUTING SYSTEMS, 6., 2006, Montréal. Proceedings [...]. New York: Association for Computing Machinery, 2006. p. 1233-1242. Disponível em: https://dl.acm.org/doi/10.1145/1124772.1124959. Acesso em: 15 jul. 2024.

MELE, Maria Laura; FEDERICI, Stefano. A psychotechnological review on eye-tracking systems: towards user experience. Disability and Rehabilitation: Assistive Technology, [London], v. 7, n. 4, p. 261-281, 2012. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/22117604/. Acesso em: 15 jul. 2024.

MULTISILTA, Jari. Designing for mobile social media. In: KARAHASANOVIĆ, Amela; FØLSTAD, Asbjørn. (ed.). New approaches to requirements elicitation & how can HCI improve social media development?. Trondheim: TAPIR, 2008. p. 72-79. Disponível em: https://abrir.link/rVQTb. Acesso em: 15 jul. 2024.

RICHARDSON, Daniel C.; SPIVEY, Michael J. Eye tracking: Characteristics and methods. In: WNEK, Gary; BOWLIN, Gary. (ed.). Encyclopedia of biomaterials and biomedical engineering. Boca Raton: CRC Press, 2004. p. 1028-1042.

RODAS, Cecilio Merlotti. Padrão de comportamento na busca de informação em mecanismo de busca: um enfoque com a tecnologia de eye tracking. 2017. 230 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Estadual Paulista, Marília, 2017. Disponível em: https://www.marilia.unesp.br/Home/Pos-Graduacao/CienciadaInformacao/Dissertacoes/rodas_cm_do_mar.pdf. Acesso em: 15 jul. 2024.

ROSENBERG, Morris. Society and the adolescent self-image. Princeton: Princeton university press, 1965. Disponível em: . Acesso em: 15 jul. 2024.

SEMRUSH. Página inicial. Boston: Semrush, c2022. Disponível em: https://pt.semrush.com/. Acesso em: 09 fev. 2022.

SILVA, Helena Vanessa Maria da. Redes sociais como ferramenta de ensino, popularização e divulgação da geodiversidade e temas correlatos. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, Papicu, v. 2, n. 2, p. 9, 2021.

TOMAÉL, Maria Inês; ALCARÁ, Adriana Rosecler; DI CHIARA, Ivone Guerreiro. Das redes sociais à inovação. Ciência da informação, Brasília, v. 34, n. 2, p. 93-104, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ci/a/WTMRGVXjNdLNLDwGBD5HTXb/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 15 jul. 2024.

TRIỆU, Penny; ELLISON, Nicole B.; SCHOENEBECK, Sarita Y.; BREWER, Robin N. Implications of Facebook engagement types and feed’s social content for self-esteem via social comparison processes. Social Media + Society, [London], v. 7, n. 3, p. 1-12, 2021. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/20563051211042400. Acesso em: 15 jul. 2024.

VAN GOG, Tamara; SCHEITER, Katharina. Eye tracking as a tool to study and enhance multimedia learning. Learning and Instruction, Oxford, v. 20, n. 2, p. 95-99, Apr. 2010. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0959475209000085?via%3Dihub. Acesso em: 15 jul. 2024.

WONG, Wilkey. Power of the pupil: adding pupil measures to your eye tracking research. [S. l.]: Tobii, May 21 2020. [Webinar]. Disponível em: https://www.tobii.com/resource-center/webinars/power-of-the-pupil. Acesso em: 26 jan. 2022.

Downloads

Publicado

2024-08-06

Como Citar

Pìroni, G. O., & Rodas, C. M. (2024). Eye tracking, experiência do usuário e redes sociais: levantamento de métodos de pesquisa. Informação & Informação, 28(3), 107–131. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2023v28n3p107