Avaliação de indivíduos pelo Qualis-CAPES
levantamento sobre a adoção na seleção de pós-graduandos
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n3p223Palavras-chave:
Avaliação da ciência, Qualis Periódicos, Boas práticas de avaliação científica, Dissonância cognitiva na ciênciaResumo
Objetivo: O Qualis Periódicos estratifica revistas científicas em que docentes de programas de pós-graduação publicaram num período passado, para avaliar a pós-graduação. Alguns programas vêm adotando-o para selecionar pós-graduandos quanto a suas publicações atuais. Para medir a incidência desse fenômeno, especificamente por programas de pós-graduação em Ciência da Informação, o objetivo desta pesquisa foi verificar o grau de adoção do Qualis para avaliar indivíduos na seleção ao ingresso em mestrado ou doutorado em Ciência da Informação no Brasil.
Metodologia: Fizemos um levantamento documental online, verificando em editais de seleção se cada programa constante na lista da ANCIB avalia os candidatos conforme sua publicação em “revistas Qualis” do período 2013-2016, considerando também se é critério único ou parcial para avaliar publicações.
Resultados: Cerca de 21% dos programas o adotam, pouco variando conforme o conceito do programa na CAPES.
Conclusões: A adoção é minoritária, mas relevante. Surpreende que seja usada por programas de pós-graduação stricto sensu em Ciência da Informação, pois significa que o colegiado que a aprovou ignorou a recomendação da CAPES, ou aprovou por distração, ou apesar de saber que é um erro. Isso boqueia a interdisciplinaridade, ao valorizar apenas publicações em revistas consideradas “da área”, desvaloriza revistas líderes em rankings de bases de dados de elite que não estão no Qualis e contraria a recomendação da CAPES, que requer assinalar na Plataforma Sucupira “Li e entendi” que o Qualis serve apenas para avaliar a produção passada dos programas de pós-graduação.
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