Atividades de mediação da leitura voltadas para os idosos no âmbito das instituições de longa permanência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n2p99

Palavras-chave:

Mediação da leitura, Mediação da informação, Idoso.

Resumo

Objetivo: Analisar as atividades de mediação da leitura voltadas para o idoso, na cidade de Salvador, e verificar como essas ações vêm sendo realizadas.
Metodologia: trata-se de uma pesquisa descritiva, em que foi utilizado o método de levantamento para identificar as Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) do município de Salvador, e o método de estudos de casos múltiplos, para investigar o modo como essas ILPI desenvolvem as atividades de mediação da leitura com os idosos. A técnica de entrevista, realizada presencialmente e a aplicação de questionário, via e-mail, aos gestores das 12 ILPI participantes da pesquisa colaboraram para cumprir as etapas de realização das atividades de mediação da leitura.
Resultados: Os resultados da pesquisa apontaram que existem várias possibilidades de mediar a leitura com diversos dispositivos e finalidades distintas. Também se constatou que o planejamento é essencial para efetivar todo o processo de mediação da leitura realizado nas ILPI.
Conclusão: Conclui que as atividades de mediação da leitura estimulam uma tomada de consciência da realidade que os idosos vivem e um sentimento de pertencimento por parte deles.

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Biografia do Autor

Fausto José Silva Calheira, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). 

Raquel do Rosário Santos, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Docente do Instituto de Ciência da Informação (ICI) e Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFBA).

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Publicado

2022-12-31

Como Citar

Calheira, F. J. S., & Santos, R. do R. (2022). Atividades de mediação da leitura voltadas para os idosos no âmbito das instituições de longa permanência. Informação & Informação, 27(2), 99–120. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n2p99

Edição

Seção

Artigos