O papel da memória institucional para a gestão universitária: contribuições para a consolidação da UMMA na UFSCar
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2019v24n3p409Palavras-chave:
Gestão Universitária, Memória Institucional, Universidades FederaisResumo
Introdução: Este trabalho propõe possíveis relações entre a gestão universitária e a memória. Mais especificamente, ressalta a constribuição da Memória Insititucional (MI) como um elemento relevante para sustentar ações de gestão. A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), no contexto da consolidação de sua política de informação, comunicação e memória, cria, em 2017, a Unidade Multidisciplinar de Memória e Arquivo Histórico. Essa iniciativa exemplifica a valorização da salvaguarda da Memória Institucional por parte da gestão universitária. Objetivo: O objetivo desta pesquisa é refletir sobre os elementos que possam subsidiar a identificação e a preservação da MI, tendo em vista a consolidação da UMMA na UFSCar. Metodologia: O método adotado é do tipo exploratório e descritivo, com base em uma abordagem bibliográfica e documental. Foram analisadas três tipos de fontes: (1) a literatura científica sobre a temática; (2) documentos institucionais da UFSCar relacionados à política de memória e a criação da UMMA; e (3) um levantamento de informações de universidades federais brasileiras, sobre suas iniciativas relacionadas à MI. Resultados: Como principais elementos, foram identificados: nomenclatura, vínculo e coleções. As iniciativas identificadas possuem nomenclaturas distintas, e estão vinculadas a diferentes setores das universidades. As coleções ligadas à MI são variadas em formato e suporte. Conclusões: Os resultados obtidos ilustram possíveis contribuições para a consolidação da UMMA, bem como desta enquanto referência para outras universidades, demonstrando como a salvaguarda da MI pode contribuir para a criação de estratégias vinculadas ao desenvolvimento da instituição.
Downloads
Referências
BRASIL. Decreto nº 5.773, de 9 Maio de 2006. Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação de instituições de educação superior e cursos superiores de graduação e sequenciais nos sistema federal de ensino. Diário Oficial da União, Brasília, DF. 2006a.Disponível em: de http://www2.mec.gov.br/sapiens/portarias/dec5773.htm. Acesso em: 30 nov. 2018.
BRASIL Lei nº 10.861, de 14 de Abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação de Educação Superior – SINAES e dá outras providências. Diário Oficial da União, seção 1. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/legislacao/decreton57731.pdf. Acesso em: 30 nov. 2018.
BRASIL. Portaria nº 300, de 30 de janeiro de 2006. Aprova, em extrato, o Instrumento de Avaliação Externa de Instituições de Educação Superior do Sistema Nacional de Avaliação de Educação Superior – SINAES. Diário Oficial da União, n 22, seção I. 2006b. Disponível em: https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=197099. Acesso em: 30 nov. 2018.
DESIDERIO, M.; FERREIRA, A. P. F. Desafios da gestão universitária. In: XVSEGET SIMPÓSIO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA, 15, 2004, Resende. Anais [...] Resende: AEDB, 2004. Disponível em: https://www.aedb.br/seget/artigos2004.php?pag=GP. Acesso em: 30 nov. 2018.
COSTA, L. S. F. Proposta do organograma da UMMA. 2017.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2010.
HALBWACHS, M. A Memória Coletiva. São Paulo: Centauro, 2006.
LE GOFF, J. História e memória. Campinas: Ed. Unicamp, 2003.
MATOS, M. T. N. B. Memória Institucional e Gestão Universitária no Brasil: o caso da Universidade Federal da Bahia. 2004. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2004.
SGUISSARDI, V. Universidade, fundação e autoritarismo: o caso da UFSCar. São Paulo: Estação da Liberdade, 1993.
THIESEN, I. Memória institucional. João Pessoa: Editora UFPB, 2013.
UFSCAR. Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Plano de Desenvolvimento Institucional-PDI, [2004]. A construção do Plano de Desenvolvilmento Institucional. Disponível em: http://www.pdi.ufscar.br/documentos/plano-de-desenvolvimento-institucionalda-ufscar-.pdf .Acesso em: 30 nov. 2018.
UFSCAR. Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Plano de Desenvolvimento Institucional-PDI, [2013]. Versão Final aprovada pelo Conselho Universitário em 20/12/2013. Disponível em: http://www.pdi.ufscar.br/diretrizes-gerais-especificas-e-para-gestao-do-espacofisico. Acesso em: 30 nov. 2018.
UFSCAR. Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Apresentação. 2018. Disponível em: https://www2.ufscar.br/a-ufscar/apresentacao. Acesso em: 30 nov. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
O conteúdo dos textos e a citação e uso de imagens submetidas são de inteira responsabilidade dos autores.
Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Informação & Informação.