As contribuições da inteligência competitiva para a estratégia no contexto de uma instituição bancária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2018v23n1p225

Palavras-chave:

Inteligência competitiva, Tomada de decisão, Estratégia

Resumo

Introdução: As instituições bancárias brasileiras possuem, em geral, produtos e serviços semelhantes, com pouca distinção entre si. Portanto, a utilização das informações de forma estratégica e inteligente podem determinar o sucesso e a permanência no mercado.  A inteligência competitiva (IC) têm se preocupado com o gerenciamento destas informações, estruturando seu processo para o aprimoramento do conhecimento acerca dos seus concorrentes, antecipando-se de forma a conquistar novos mercados e alcançar melhores resultados. Objetivo: Compreender como a IC tem contribuído para o alcance dos objetivos estratégicos de um banco a partir da percepção de gestores, abordando-se a estrutura, recursos pessoais e tecnológicos da IC. Metodologia: A caracterização da visão sistêmica do processo de IC nas instituições financeiras foi realizada através de levantamento bibliográfico, culminando na elaboração de instrumentos de pesquisa. Este foi aplicado para os gestores de um banco de grande porte.  Quinze de cinquenta funcionários dos níveis estratégico, tático e operacional da IC participaram da fase de coleta de dados, a qual incluía entrevistas e um grupo focal. Os resultados foram agregados em quatro categorias (visão, ciclo, práticas e desafios) onde cada contempla seus temas. Resultados: A IC foi considerada um elemento chave no processo estratégico ainda que se apresente em estágio inicial. Um dos principais desafios é relacionar os esforços de inteligência com os resultados efetivamente alcançados, mensurando assim o seu valor estratégico. Conclusões: Como contribuição teórica deste trabalho foi proposto um processo de IC, que contempla abordagens científicas diferenciadas, sintetizando a dinâmica das etapas ao longo do processo. A contribuição prática se dá através da implantação e estruturação do processo de IC de forma detalhada.

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Biografia do Autor

Maíra Esteves de Carvalho, Universidade Católica de Brasília - UCB

Mestre em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação pela Universidade Católica de Brasília - UCB.

Helga Cristina Hedler, Universidade Católica de Brasília - UCB

Doutora em Psicologia Social pela Universidade de Brasília - UNB. Professora da Universidade Católica de Brasília - UCB.

Lilian Maria Araújo de Rezende Alvares, Universidade de Brasília - UNB

Pós doutora pela Escola Superior de Tecnologia i Ciències Experimentals da Universitat Jaume I. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília - UNB e Professora da Universidade de Brasília - UNB.

Eduardo Amadeu Dutra Moresi, Universidade Católica de Brasília - UCB

Doutor em Ciências da Informação pela Universidade Católica de Brasília - UCB. Professor da Universidade Católica de Brasília - UCB.

Ana Paula Bernardi da Silva, Universidade Católica de Brasília - UCB

Doutora em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília - UNB. Professora da Universidade Católica de Brasília - UCB.

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Publicado

2018-12-17

Como Citar

Carvalho, M. E. de, Hedler, H. C., Alvares, L. M. A. de R., Moresi, E. A. D., & Silva, A. P. B. da. (2018). As contribuições da inteligência competitiva para a estratégia no contexto de uma instituição bancária. Informação & Informação, 23(1), 225–252. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2018v23n1p225

Edição

Seção

Artigos