Interdisciplinaridade e formação do bibliotecário para atuação em Bibliotecas Escolares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2018v23n1p424

Palavras-chave:

Bibliotecas escolares, Formação profissional, Competências profissionais, Interdisciplinaridade

Resumo

Introdução: Desde a publicação do Manifesto, no ano de 1999, e das Diretrizes para Bibliotecas Escolares, em 2005, ambos da IFLA/UNESCO, o bibliotecário passa a ocupar uma posição primordial no processo educativo da escola. Dessa forma, o bibliotecário deve dispor de suas habilidades e competências informativas ao aprendizado do aluno, no processo de aprender a aprender e de transformar a informação em conhecimento. Objetivo: Fomentar a reflexão sobre a singularidade pedagógica da BE e o perfil atual do bibliotecário no atendimento dessas especificidades. Metodologia: Pesquisa bibliográfica e análise comparativa de documentos norteadores da formação de bibliotecários e Bibliotecas Escolares. Resultados: Discussão sobre as funções pedagógicas da Biblioteca Escolar e do bibliotecário dentro da instituição de ensino e a interdisciplinaridade entre as áreas da Ciência da Informação e Educação. Conclusões: Aponta a interdisciplinaridade como possibilidade eficiente na formação dos profissionais de educação e da biblioteconomia para se efetivar o papel da Biblioteca Escolar. Por meio de um programa pedagógico dialógico entre educadores e bibliotecários, a biblioteca atua como espaço de informação e conhecimento, promovendo o desenvolvimento educacional dos seus usuários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sabrina Martins, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Graduanda do Curso de Bblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Cezar Karpinski, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutor em História pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Professor da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Referências

ANDRADE, Maria Eugênia Albino. A biblioteca faz a diferença. In: CAMPELLO, Bernadete Santos. A Biblioteca escolar: temas para uma prática pedagógica. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2002. p. 13-16.

BESSA, Amanda de Queiroz. A Interação entre bibliotecárias e professores de escolas públicas estaduais em Manaus, Amazonas, na biblioteca escolar. 2011. 220 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2011.

BRASIL. Lei nº 12.244, de 24 de maio de 2010. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 25 maio 2010. Seção 1, p. 3. Disponível em: http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=3& data=25/05/2010. Acesso em: 7 fev. 2016.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Conselho Nacional de Educação. Câmera de Educação Superior. Parecer CNE/CES 492/2001: estabelece as Diretrizes Curriculares para os Cursos de Filosofia, História, Geografia, Serviço Social, Comunicação Social, Ciências Sociais, Letras, Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia. [Brasília, DF], 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES0492.pd. Acesso em: 7 de fev. 2016.

CASTRO FILHO, Cláudio Marcondes de. Os caminhos da biblioteca escolar. In: ROMÃO, Lucília Maria Sousa. Sentidos da biblioteca escolar. São Carlos, SP: Compacta, 2008. p. 73-91.

CORRÊA, Elisa Cristina Delfini; OLIVEIRA, Karina Costa de; BOURSCHEID, Laura da Rosa; SILVA, Lucélia Naside da; OLIVEIRA, Salete de. Bibliotecário escolar: um educador? Revista ACB, Florianópolis. v. 7, n. 1, p. 107-123, 2002. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/379/459. Acesso em: 21 out. 2015.

EGGERT-STEINDEL, Gisela; DAVOK, Deise Fries; JUNIOR, Divino Ignácio Ribeiro; LUCAS, Elaine Rosângela de Oliveira; SALES, Fernanda de; HENRIQUE, Ivonir Terezinha; MARTINS, Maria Emília Ganzarolli; OHIRA, Maria Lourdes Blatt. Reformulação curricular e projeto pedagógico do curso de Biblioteconomia - habilitação gestão da informação. Florianópolis, 2007. Disponível em: http://www.faed.udesc.br/arquivos/id_submenu/544/ppc_biblio_2007.pdf. Acesso em: 7 fev. 2016.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

FARIAS, Christianne Martins. Bibliotecário escolar e competência: análise da prática profissional. 2010.143 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010.

IFLA; UNESCO. Manifesto da Biblioteca escolar da IFLA/UNESCO. São Paulo, 1999. Disponível em: http://archive.ifla.org/VII/s11/pubs/portug.pdf. Acesso em: 5 nov. 2015.

IFLA; UNESCO. Diretrizes da IFLA/UNESCO para a biblioteca escolar. São Paulo: IFLA, 2005. Disponível em: https://www.ifla.org/files/assets/school-librariesresource-centers/publications/school-library-guidelines/school-libraryguidelines-pt_br.pdf. Acesso em: 21 out. 2015.

KARPINSKI, Cezar. História e Arquivologia: interdisciplinaridade a partir da prática. Ágora, Florianópolis, v. 25, n. 51, p.37-46, 2015. Disponível em: https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/575/pdf_1. Acesso em: 7 fev. 2016.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Sujeitos da práxis pedagógica. In: LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da Educação. São Paulo: Editora Cortez, 1994. p. 109-120.

MENEZES, Estera Muszkat. Pesquisa bibliográfica. Florianópolis: CIN/CED/UFSC, 2009.

MILANESI, Luís. O que é biblioteca. 4. ed. São Paulo: Brasiliense, 1986.

MILANESI, Luís. A biblioteca escolar no Brasil hoje. In: MAROTO, Lucia Helena. Biblioteca escolar, eis a questão!: do espaço do castigo ao centro do fazer educativo. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. p. 57-74.

QEdu. Infraestrutura escolar: dependências: Bibliotecas. 2018. Disponível em: http://www.qedu.org.br/brasil/censoescolar?year=2014&dependence=0&locali zation=0&education_stage=0&item=. Acesso em: 8 fev. 2018.

SILVA, Ezequiel Theodoro. Biblioteca escolar: centro difusor do fazer educativo. In: MAROTO, Lucia Helena. Biblioteca escolar, eis a questão!: do espaço do castigo ao centro do fazer educativo. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. p.75-90.

TAVARES, Denise Fernandes. A biblioteca escolar; conceituação, organização e funcionamento, orientação do leitor e do professor. São Paulo: LISA, 1973.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Ciência da Informação. Projeto pedagógico do curso de graduação em biblioteconomia da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2015. 92 f. Disponível em: http://biblioteconomia.ufsc.br/files/2014/10/BBD_PPC_2016.pdf. Acesso em: 9 fev. 2018.

Downloads

Publicado

2018-12-17

Como Citar

Martins, S., & Karpinski, C. (2018). Interdisciplinaridade e formação do bibliotecário para atuação em Bibliotecas Escolares. Informação & Informação, 23(1), 424–449. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2018v23n1p424

Edição

Seção

Artigos