Redes de informação: o ponto de contato dos serviços e unidades de informação no Brasil

Autores

  • Maria Inês Tomael UEL

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2005v10n1-2p5

Resumo

Os serviços e as unidades de informação, organizados em rede, exercem uma função essencial nos processos da gestão da informação, desde a aquisição, organização, disseminação até a obtenção da informação pelo usuário final. Com o objetivo de levantar a participação dos serviços e unidades de informação em redes, no Brasil, procedemos a um levantamento, em que consultamos, especialmente, os sites das principais bibliotecas universitárias que resultou em um mapeamento das redes presentes no Brasil. Identificamos a participação brasileira em 41 redes, que foram categorizadas de acordo com sua função. A categoria que detém o maior número de redes é a de informação especializada, porém encontramos, também, redes de compatibilização da informação, redes de serviços de informação, redes de processamento de informação e redes de informação digital. A participação em rede aumenta os ativos institucionais e informacionais e na sociedade comtemporânea são, cada vez mais, a base para o fortalecimento de ações

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Publicado

2005-09-04

Como Citar

Tomael, M. I. (2005). Redes de informação: o ponto de contato dos serviços e unidades de informação no Brasil. Informação & Informação, 10(1-2), 5–30. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2005v10n1-2p5

Edição

Seção

Artigos