Formar leitores na escola: o projeto pedagógico, a biblioteca escolar e a mediação

Autores

  • Rovilson José da Silva Universidade Estadual de Londrina - UEL

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2015v20n3p487

Palavras-chave:

Formação de leitores nos Anos Iniciais, Mediador de leitura, Biblioteca escolar,

Resumo

Introdução: Aborda a formação de leitores na escola de Anos Iniciais do ensino fundamental e propõe a integração entre o projeto pedagógico escolar, o grupo docente, as práticas de leitura e a biblioteca da escola.

Objetivo: Analisar as premissas básicas para se formar leitores na escola.

Metodologia: Pesquisa bibliográfica, com base em revisão de literatura acerca do assunto.

Resultados: São apresentados elementos iniciais que podem servir de reflexão e estruturação de projeto para formação de leitores em qualquer escola.

Conclusões: Formar leitores na escola consiste numa conjuntura de procedimentos e ações pedagógicas, realizados em concomitância, entre o uso orientado e livre da biblioteca, o empréstimo de livros e momentos de ouvir histórias e conversar sobre elas

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rovilson José da Silva, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Marília). Professor do Departamento de Educação da Universidade Estdual de Londrina (UEL).

Downloads

Publicado

2015-12-21

Como Citar

Silva, R. J. da. (2015). Formar leitores na escola: o projeto pedagógico, a biblioteca escolar e a mediação. Informação & Informação, 20(3), 487–506. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2015v20n3p487

Edição

Seção

Artigos