Folcsonomías, redes sociales y la formación para el tagging literacy.

Autores/as

  • Maria Aparecida Moura Escola de Ciência da Informação da UFMG

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2009v14n1espp25

Palabras clave:

Organização da Informação, Competência Classificatória, Folksonomias, Redes Sociais, Ambientes Colaborativos.

Resumen

O uso combinado dos sistemas de etiquetagem social (social tagging), da personalização tecnológica bem como do funcionamento colaborativo em redes sociais trouxe novos desafios à organização e à recuperação da informação contemporânea em ambientes colaborativos virtuais. Esses desafios estão, sobretudo, na alteração da mediação na organização e acesso à informação, hoje exercida e compartilhada de modo dinâmico pelos usuários finais por meio de um conjunto de camadas tecnológicas.  Neste artigo, analisam-se as implicações sociais e técnicas dos fatores intervenientes, notadamente as folksonomias e a personalização tecnológica, na organização da informação e do conhecimento em ambientes colaborativos. Sistematizam-se os acordos estabelecidos nos processos de organização da informação e recuperação da informação em ambientes colaborativos abertos. Apresentam-se os conceitos de identidade informacional, ambientes virtuais de trocas e culturas informacionais e o conceito de cultura classificatória (tagging literacy) que compreende as questões do usuário, na condição de ator principal na especificação de necessidades informacionais.

 

 

Biografía del autor/a

Maria Aparecida Moura, Escola de Ciência da Informação da UFMG

Professora adjunta da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC de São Paulo. Coordena o Núcleo de Estudos das Mediações e Usos Sociais dos Saberes e Informações em Ambientes Digitais (NEMUSAD).

Publicado

2009-12-15

Cómo citar

Moura, M. A. (2009). Folcsonomías, redes sociales y la formación para el tagging literacy. Informação & Informação, 14(1esp), 25–45. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2009v14n1espp25

Número

Sección

Artigos