Registro do patrimônio histórico rural a partir da história oral
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2015v20n3p507Palabras clave:
Representação da informação, memória, patrimônio histórico, história oralResumen
Introdução: Descreve a atividade desenvolvida em fazenda histórica do interior do estado de São Paulo, com o intuito de registrar bens culturais imateriais para fins de documentação e preservação da memória social rural.
Objetivo: Coletar história oral sobre os modos de vida das fazendas históricas do interior de São Paulo com o intuito de preservar e divulgar este patrimônio imaterial.
Metodologia: Para coleta de dados, foram desenvolvidas entrevistas presenciais, a partir da abordagem metodológica de história oral, com apoio teórico pautado em S. Ranganathan, com dez ex moradores, funcionários e proprietários da Fazenda Santa Maria do Monjolinho.
Resultados: As entrevistas foram tabuladas e analisadas e os resultados foram utilizados para a produção de um documentário sobre os modos de vida da rural.
Conclusão: Conclui-se que foi possível promover a sensibilização das comunidades locais para a valorização de seu próprio patrimônio histórico, estimular a formação de consciência crítica e desenvolvimento de atitudes favoráveis à valorização e preservação do patrimônio cultural, e confirmar que ações de coleta, registro e disseminação do patrimônio histórico podem sensibilizar também, a médio prazo, o poder público para a incorporação de políticas voltadas à proteção do patrimônio cultural.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
O conteúdo dos textos e a citação e uso de imagens submetidas são de inteira responsabilidade dos autores.
Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Informação & Informação.