El uso de la voz y tablet en narraciones de historias

Autores/as

  • Lucirene Andréa Catini Lanzi Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília).
  • Sueli Bortolin Universidade Estadual de Londrina (UEL).
  • Edberto Ferneda Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília).
  • Silvana Aparecida Borsetti Gregorio Vidotti Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília).

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2013v18n2p98

Palabras clave:

Narrativas de histórias, Biblioteca escolar, Voz do narrador escolar.

Resumen

Introdução: Esse estudo parte de atividades desenvolvidas numa biblioteca escolar na cidade de Marília - SP.

Objetivo: Abordar o uso da voz e do tablet nas narrativas de histórias.

Metodologia: O livro escolhido pela contadora de histórias para essa experiencia foi A menina do Narizinho Arrebitado de Monteiro Lobato, o primeiro livro brasileiro a ganar uma versão interativa para o dispositivo tablet.

Resultados: Observou-se nessa atividade como um dispositivo digital entusiasma as crianças, sendo ele uma nova forma de interação com histórias contadas. Com recursos sedutores e fáceis de usar, os tablets proporcionam à leitura níveis de dinamismo e interatividade até aqui impensáveis.

Conclusões: Com os resultados dessa pesquisa, conclui-se que os recursos audiovisuais possibilitam interação e dinamismo, proporcionando entusiasmo nos ouvintes; sendo uma ação prazerosa e diversificada que possibilita ao profissional o uso de novas ferramentas para estimular o gosto em ouvir histórias, compartilhá-las e frequentar uma biblioteca escolar.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Lucirene Andréa Catini Lanzi, Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília).

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília). Professora de Artes do Colégio Cristo Rei, Marília.

Sueli Bortolin, Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília). Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Edberto Ferneda, Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília).

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília).

Silvana Aparecida Borsetti Gregorio Vidotti, Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília).

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília). Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília).

Publicado

2013-08-30

Cómo citar

Lanzi, L. A. C., Bortolin, S., Ferneda, E., & Vidotti, S. A. B. G. (2013). El uso de la voz y tablet en narraciones de historias. Informação & Informação, 18(2), 98–112. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2013v18n2p98

Número

Sección

Artigos