Competência Informacional: análise evolucionária das tendências da pesquisa e produtividade científica em âmbito mundial

Autores

  • Elisabeth Adriana Dudziak Universidade de Sao Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2010v15n2p1

Palavras-chave:

Competência em informação. Produção científica. Análise de citações. Web of Science. SCOPUS.

Resumo

Objetiva analisar a produtividade científica e identificar tendências de pesquisa em torno do tema da competência informacional (information literacy), tomando por base pesquisa realizada em duas das principais bases de dados internacionais multidisciplinares dedicadas à análise de citações: Web of Science (WoS) e SCOPUS. Inicia abordando o significado da análise bibliométrica e sua importância na determinação de tendências da atividade e produtividade científicas. Apresenta a evolução do conceito de competência informacional, desde sua origem (em 1974) até 2010. Realiza varredura sobre a produção científica registrada na forma de artigos e documentos localizados nas referidas bases utilizando como estratégia de busca a expressão “information literacy”. Conclui com análise das tendências mundiais de pesquisa sobre competência em informação.

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Biografia do Autor

Elisabeth Adriana Dudziak, Universidade de Sao Paulo

Bibliotecária do Departamento Técnico do Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de São Paulo. Mestre em Ciência da Informação pela Escola de Comunicações e Artes (USP). Doutora em Engenharia pela Escola Politécnica (USP).

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Publicado

2010-12-28

Como Citar

Dudziak, E. A. (2010). Competência Informacional: análise evolucionária das tendências da pesquisa e produtividade científica em âmbito mundial. Informação & Informação, 15(2), 1–22. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2010v15n2p1

Edição

Seção

Artigos