Alfabetización en la información: análisis de la evolución de las tendencias de investigación y productividad científica en ...

Autores/as

  • Elisabeth Adriana Dudziak Universidade de Sao Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2010v15n2p1

Palabras clave:

Competência em informação. Produção científica. Análise de citações. Web of Science. SCOPUS.

Resumen

Objetiva analisar a produtividade científica e identificar tendências de pesquisa em torno do tema da competência informacional (information literacy), tomando por base pesquisa realizada em duas das principais bases de dados internacionais multidisciplinares dedicadas à análise de citações: Web of Science (WoS) e SCOPUS. Inicia abordando o significado da análise bibliométrica e sua importância na determinação de tendências da atividade e produtividade científicas. Apresenta a evolução do conceito de competência informacional, desde sua origem (em 1974) até 2010. Realiza varredura sobre a produção científica registrada na forma de artigos e documentos localizados nas referidas bases utilizando como estratégia de busca a expressão “information literacy”. Conclui com análise das tendências mundiais de pesquisa sobre competência em informação.

Biografía del autor/a

Elisabeth Adriana Dudziak, Universidade de Sao Paulo

Bibliotecária do Departamento Técnico do Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de São Paulo. Mestre em Ciência da Informação pela Escola de Comunicações e Artes (USP). Doutora em Engenharia pela Escola Politécnica (USP).

Publicado

2010-12-28

Cómo citar

Dudziak, E. A. (2010). Alfabetización en la información: análisis de la evolución de las tendencias de investigación y productividad científica en . Informação & Informação, 15(2), 1–22. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2010v15n2p1

Número

Sección

Artigos