Comportamiento informacional de las comunidades académica y organizacional de la Universidade Estadual de Londrina

Autores/as

  • Linete Bartalo Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Miguel Luiz Contani Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Ivone Guerreiro Di Chiara Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Neiva Aranda Lopes Butarello Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Alexandre Sebold Kuiawski Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Matheus Nantes da Costa Graduando em Arquivologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL)

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2013v18n2p211

Palabras clave:

Comportamento informacional, Competência informacional de discentes, Competência informacional de docentes, Competência informacional de técnicos.

Resumen

Introdução: Comportamento informacional envolve habilidades que podem ser identificadas e melhoradas na competência de reconhecer uma necessidade de informação, efetuar sua busca, avaliar o resultado obtido e decidir a melhor forma de seu emprego.

Objetivos: Descrever as concepções e a fundamentação teórica, situar a metodologia, a organização do córpus e as ações desenvolvidas no âmbito do projeto de pesquisa em andamento, intitulado “Comportamento informacional das comunidades discente e docente da Universidade Estadual de Londrina” (UEL).

Metodologia: Pesquisa quantitativa em desenvolvimento junto às comunidades discente, docente e técnica da Universidade Estadual de Londrina. Para a coleta de dados elaborou-se três distintos questionários em escala Likert de 0 a 4 pontos.

Resultados: A primeira aplicação do instrumento de coleta possibilitou acesso a um conjunto preliminar de dados que mostram as condições preparadas para inferir sobre os perfis de comportamento informacional identificados entre os atores das três comunidades estudadas. Apresenta-se o modo como os instrumentos de coleta de dados foram formulados com base nos princípios extraídos dos cinco padrões de competência informacional da American Library Association (ALA).

Conclusão: O percurso metodológico traçado; a conexão entre objetivos gerais e específicos e o modo como estão refletidos nos três instrumentos de coleta de dados indicam sustentação no levantamento de dados.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Linete Bartalo, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília). Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Miguel Luiz Contani, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Docente do Departamento de Comunicação da Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Ivone Guerreiro Di Chiara, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Mestre em Administração de Bibliotecas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Docente do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Neiva Aranda Lopes Butarello, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Técnica de assuntos universitários da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestre em Gestão da Informação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Alexandre Sebold Kuiawski, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Graduando em Biblioteconomia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Matheus Nantes da Costa, Graduando em Arquivologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Graduando em Arquivologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Publicado

2013-08-30

Cómo citar

Bartalo, L., Contani, M. L., Di Chiara, I. G., Butarello, N. A. L., Kuiawski, A. S., & Costa, M. N. da. (2013). Comportamiento informacional de las comunidades académica y organizacional de la Universidade Estadual de Londrina. Informação & Informação, 18(2), 211–230. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2013v18n2p211

Número

Sección

Artigos