Inteligência competitiva
metodologias aplicadas em empresas brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2012v17n1p93Palavras-chave:
Inteligência competitiva, Inteligência de mercado, Fontes de informação, Produtos de informação, Monitoração ambientalResumo
Introdução: Apresenta um panorama acerca da Inteligência Competitiva no contexto das organizações brasileiras.
Objetivo: Investiga a existência de metodologias de Inteligência Competitiva aplicadas a organizações nacionais e multinacionais de diferentes segmentos de mercado.
Metodologia: Revisão de literatura nacional e internacional – envolvendo o status quo da atividade de Inteligência Competitiva no mundo – e cujo conteúdo foi confrontado com os resultados obtidos em entrevistas realizadas em 13 organizações nacionais e multinacionais com atuação no Brasil, no período de dezembro de 2010 a abril de 2011.
Resultados: No artigo foram analisados os diferentes objetivos e experiências de Inteligência Competitiva em organizações envolvendo diferentes práticas para a projeção de cenários, análise de conteúdos provenientes de mídias e monitoramento do ambiente geral e setorial das organizações. A pesquisa apontou ainda as principais fontes e produtos de informação, perfil dos participantes e ferramentas utilizadas para a prática de Inteligência Competitiva no ambiente organizacional brasileiro.
Conclusões: Embora as organizações adotem metodologias relativamente similares de Inteligência Competitiva, essa atividade apresenta objetivos distintos, afeitos tanto ao enfoque estratégico, quanto aos enfoques mercadológico, comercial e de vendas, prevalecendo o primeiro. O aspecto estratégico também está refletido nos modelos de subordinação hierárquica dominante das áreas de Inteligência Competitiva.
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