Inteligência competitiva

metodologias aplicadas em empresas brasileiras

Autores

  • Frederico Vidigal Frederico Vidigal frederico.vidigal@fead.br Doutor em Ciência da Informação UFMG (linha de pesquisa: Gestão da Informação e Conhecimento). Professor e coordenador de cursos do Núcleo de Pós-graduação FEAD. Professor dos cursos de Administração, pós-graduação e programas corporativos do IBMEC
  • Mônica Erichsen Nassif Mônica Erichsen Nassif mnassif@eci.ufmg.br Doutora em Ciência da Informação – UFMG. Professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2012v17n1p93

Palavras-chave:

Inteligência competitiva, Inteligência de mercado, Fontes de informação, Produtos de informação, Monitoração ambiental

Resumo

Introdução: Apresenta um panorama acerca da Inteligência Competitiva no contexto das organizações brasileiras. 
Objetivo: Investiga a existência de metodologias de Inteligência Competitiva aplicadas a organizações nacionais e multinacionais de diferentes segmentos de mercado. 
Metodologia: Revisão de literatura nacional e internacional – envolvendo o status quo da atividade de Inteligência Competitiva no mundo – e cujo conteúdo foi confrontado com os resultados obtidos em entrevistas realizadas em 13 organizações nacionais e multinacionais com atuação no Brasil, no período de dezembro de 2010 a abril de 2011. 
Resultados: No artigo foram analisados os diferentes objetivos e experiências de Inteligência Competitiva em organizações envolvendo diferentes práticas para a projeção de cenários, análise de conteúdos provenientes de mídias e monitoramento do ambiente geral e setorial das organizações. A pesquisa apontou ainda as principais fontes e produtos de informação, perfil dos participantes e ferramentas utilizadas para a prática de Inteligência Competitiva no ambiente organizacional brasileiro. 
Conclusões: Embora as organizações adotem metodologias relativamente similares de Inteligência Competitiva, essa atividade apresenta objetivos distintos, afeitos tanto ao enfoque estratégico, quanto aos enfoques mercadológico, comercial e de vendas, prevalecendo o primeiro. O aspecto estratégico também está refletido nos modelos de subordinação hierárquica dominante das áreas de Inteligência Competitiva.

 

 

 

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Biografia do Autor

Frederico Vidigal, Frederico Vidigal frederico.vidigal@fead.br Doutor em Ciência da Informação UFMG (linha de pesquisa: Gestão da Informação e Conhecimento). Professor e coordenador de cursos do Núcleo de Pós-graduação FEAD. Professor dos cursos de Administração, pós-graduação e programas corporativos do IBMEC

Doutor em Ciência da Informação - UFMG. Professor e coordenador de cursos MBA e professor do Programa de Mestrado em Administração - FEAD-MG

Mônica Erichsen Nassif, Mônica Erichsen Nassif mnassif@eci.ufmg.br Doutora em Ciência da Informação – UFMG. Professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutora em Ciência da Informação – UFMG. Professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

 

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Publicado

2012-03-28

Como Citar

Vidigal, F., & Nassif, M. E. (2012). Inteligência competitiva: metodologias aplicadas em empresas brasileiras. Informação & Informação, 17(1), 93–119. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2012v17n1p93

Edição

Seção

Artigos