Mediação da Informação em websites de bibliotecas universitárias brasileiras

referencial teórico

Autores

  • Valéria Aparecida Moreira Novelli Universidade Estadual Paulista
  • Wanda Aparecida Machado Hoffmann Universidade Federal de São Carlos
  • Luciana de Souza Gracioso Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2011v16n3p142

Palavras-chave:

Mediação da informação, Bibliotecas universitárias, Websites, Tecnologias da informação e da comunicação

Resumo

Introdução: As bibliotecas universitárias podemampliar suas fronteiras, visualizar a possibilidade de inovar suas atividades a partir de uma maior utilização e exploração das TICs, especialmente da web.
Objetivo: Identificare apresentar, a partir de referencial teórico, as possibilidades existentes de utilização das tecnologias da informação e comunicaçãoe destacar o papel dos bibliotecários na mediação da informação para aliar o uso das novas tecnologias e o fator humano para a satisfação do usuário.
Metodologia: Pesquisa bibliográfica na literaturada área de biblioteconomia e ciência da informação, com ênfase nas abordagens: mediação da informação, websites, portais de bibliotecas,serviço de referência virtual.
Resultados: A aplicação da ideia e das tecnologias web 2.0 aos serviços e coleções das bibliotecas tem sido classificada como “Biblioteca 2.0”.A web mostra-se como um ambiente propício as ações mediadoras para o uso da biblioteca, dos recursos informacionais que ela disponibiliza, da necessidade de oferecer ao usuário do serviço virtual a mesma qualidade oferecida pelo serviço tradicional. Essas tecnologias apresentam um potencial para a otimização do oferecimento da prestação de serviços/produtos, a mediação da informação, a ampliação da satisfação dos usuários que não precisarão deslocar-se até a biblioteca para serem informados e receberem atendimento personalizado.
Conclusões: Asconclusões revelam que asbibliotecas devem oferecer além de serviços locais, outros tipos de serviços que facilitem a vida do usuário, já que muitos recursos informacionais estão distribuídose disponíveis em rede. Obibliotecário deve investir na sua função de mediador da informação, buscando o diálogo presencial e/ouvirtual com o usuário que marcará a qualidade dos serviços/produtos disponibilizados pela biblioteca.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Valéria Aparecida Moreira Novelli, Universidade Estadual Paulista

Pós-graduanda em Ciência, Tecnologia e Sociedade, na Universidade Federal de São Carlos. Possui graduação em Biblioteconomia pela Escola de Biblioteconomia e Documentação de São Carlos (1986), especialização em Sistemas Automatizados de Informação em Ciência e Tecnologia (1992). Atualmente é supervisor técnico na Biblioteca do Instituto de Química, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: serviço de referência, capacitação de usuários, bases de dados on-line, scifinder scholar, pesquisa bibliográfica e novas tecnologias, acesso à informação, normalização documentária. Possui trabalhos apresentados em eventos da área.

Wanda Aparecida Machado Hoffmann, Universidade Federal de São Carlos

Professora Adjunto da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), vinculada ao Departamento de Ciência da Informação. Diretora do Centro de Educação e Ciências Humanas da UFSCar. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade e Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais da UFSCar. Pesquisadora do Núcleo de Informação Tecnológica em Materiais da UFSCar. Membro do Conselho de Inovação Tecnológica da UFSCar. Atuação em Ciência da Informação, Gestão da informação e do Conhecimento, Gestão de Unidades de Informação, Prospecção e Monitoramento Tecnológico, Inteligência Competitiva, Desenvolvimento Tecnológico, Arranjos Produtivos Locais, Informação em Tecnologias Industriais Básicas. Ministra disciplinas na UFSCar nos cursos de Graduação de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Ciência da computação e Sistemas de Informação. Possui Graduação em Engenharia Metalúrgica pela Escola de Minas (1985) na Universidade Federal de Ouro Preto (MG), Mestrado em Engenharia dos Materiais (1992) na UFSCar e Doutorado em Ciência e Engenharia dos Materiais (1995) na UFSCar. Pós-Doutorado em trabalhabilidade a quente (1997) na UFSCar. Pós-Doutorado em prospecção de informação tecnológica (2001) na UFSCar.

Luciana de Souza Gracioso, Universidade Federal de São Carlos

Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998) Especialização em Uso estratégico da tecnologia em informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000), mestrado em Ciência da Informação e Biblioteconomia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2002), doutora em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e Universidade Federal Fluminense (2008). Docente junto ao Departamento de Ciência da Informação pela Universidade Federal de São Carlos desde 2004. Atua principalmente nos seguintes temas: linguagem documentária, recuperação da informação, representação temática, epistemologia da Ciência da informação.

Downloads

Publicado

2011-12-24

Como Citar

Novelli, V. A. M., Hoffmann, W. A. M., & Gracioso, L. de S. (2011). Mediação da Informação em websites de bibliotecas universitárias brasileiras: referencial teórico. Informação & Informação, 16(3), 142–165. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2011v16n3p142

Edição

Seção

Artigos