Objetos digitais FAIR

uma perspectiva ecológica de disseminação

Autores

  • Linair Maria Campos Universidade Federal Fluminense
  • Nilson Theobald Barbosa Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Nina Gomes Sobral Barcellos d'Almeida Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2024v29n4p171

Palavras-chave:

objetos de fronteira

Resumo

Objetivo: Explorar os aportes teóricos da Teoria dos Objetos de Fronteira e do interacionismo simbólico aplicáveis a objetos digitais FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, Reusable) em uma perspectiva ecológica, que contemple diferentes pontos de vista na disseminação desses objetos, de modo que possam ser interpretados e utilizados por comunidades distintas, com diferentes epistemologias. Metodologia: Análise exploratória com abordagem qualitativa, utilizando-se de pesquisa bibliográfica. Como abordagem para a pesquisa bibliográfica adotou-se a análise de conteúdo, de Bardin. Resultados: Propõe um conjunto de recomendações para a disseminação de objetos digitais FAIR que contemplem múltiplos pontos de vista, em consonância com a perspectiva ecológica da Teoria dos Objetos de Fronteira e do interacionismo simbólico. Conclusões: Enfatiza-se a necessidade de uma disseminação de objetos mais consciente e inclusiva, que leve em conta a diversidade de interpretações e contextos de uso dos objetos digitais.

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Biografia do Autor

Linair Maria Campos, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Informática, mestrado em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004) e Doutorado em Ciência da Informação pelo convênio UFF/IBICT. Professora associada do departamento de Ciência da Informação e do PPGCI da Universidade Federal Fluminense. Analista de TI aposentada da UFRJ, tem experiência de mais de 20 anos na área de Ciência da Computação. Tem interesse nos seguintes temas: ontologias, objetos de fronteira, tecnologias web, web semântica, dados interligados abertos, modelagem conceitual, modelagem ontológica, classificação facetada. Vem atuando em diversas Instituições como consultora em atividades de elaboração de linguagens documentárias.

Nilson Theobald Barbosa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Informática, especialização em programação de computadores e análise de sistemas, mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminense e doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminense. Professor do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense e atualmente do convênio UFF-Cederj. Analista de suporte de sistemas da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Arquitetura de Sistemas de Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: Software básico e sistemas operacionais, Redes de computadores, Bancos de dados, Virtualização de servidores, ambientes SAN e NAS. Na área de Ciência da Informação trata principalmente de representação da informação, ontologias, web semântica, dados abertos ligados, modelagem de documentos e interoperabilidade.

Nina Gomes Sobral Barcellos d'Almeida, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda e Mestre (2022) em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense (PPGCI-UFF). Graduada em Biblioteconomia e Documentação na Universidade Federal Fluminense (GCI - UFF). Desenvolve estudos e pesquisas com ênfase em Organização e Representação do Conhecimento, possui interesse em temas como ambientes complexos, interdisciplinares e cooperativos, elaboração de Sistemas de Organização do Conhecimento, objetos de fronteira, tecnologias web, web semântica, ética em Organização do Conhecimento e fundamentos teóricos da Ciência da Informação.

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Publicado

2024-12-31

Como Citar

Campos, L. M., Theobald Barbosa, N., & Gomes Sobral Barcellos d’Almeida, N. (2024). Objetos digitais FAIR: uma perspectiva ecológica de disseminação. Informação & Informação, 29(4), 171–193. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2024v29n4p171

Edição

Seção

Dossiê Temático