Objetos digitais de cultura, memória e patrimônio como objetos fair

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2024v29n4p72

Palavras-chave:

Objetos digitais de Cultura, Objetos FAIR, FAIR Digital Object Framework, Humanidades Digitais

Resumo

Objetivo: Estudar a aplicabilidade dos princípios FAIR e FDOF aos Objetos de Cultura, Memória e Patrimônio (OCs) digitais Metodologia: Conceitualizações, descrições e definições de OCs foram coletadas da literatura e usadas como fontes. Para levantar os requisitos para que um OC digital seja um objeto FAIR usou-se como base os documentos de referência do FAIR Digital Object Framework Documentation. Como critério de avaliação usou-se requisitos que indicavam proximidade com os princípios FAIR e com o FDOF.  Avaliou-se, com base nos requisitos levantados, OCs digitais de instituições de Cultura, Memória e Patrimônio importantes mundialmente. Resultados: OCs digitais examinados praticamente atendem aos requisitos do FDOF. Conclusões: Instituições de Cultura, Memória e Patrimônio individualmente teriam que fazer pouco esforço para se adequarem aos requisitos FDOF; os padrões e tecnologias correntes atenderiam a estes requisitos. No entanto, existe a necessidade de desenvolver uma infraestrutura tecnológica comum que pudesse apoiar a compatibilidade dos OCs digitais com o FDOF.

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Biografia do Autor

Carlos Henrique Marcondes, UFF

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense (1978), mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). Realizou estágio pós-doutoral na Universidade Carlos III de Madrid, 2011. Professor Titular do Departamento de Ciência da Informação e do PPGCI da Universidade Federal Fluminense e pesquisador 1D do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e Investigador Colaborador da Universidade Complutense de Madrid. Atualmente é professor visitante da ECI/UFMG. Trabalhou em consultorias para o IBICT (Projeto BDTD, 2001), BIREME/OPAS (SCIELO OAI, 2002), CNPq (Programa Prossiga, 2001), IPHAN (Cadastro Nacional de Museus, 2008). É instrutor certificado do Comitê para Documentação Museológica do ICOM. Foi consultor da Rede Web de Museus do Estado do Rio de Janeiro, http://www.museusdoestado.rj.gov.br/rede-web-de-museus/. Foi membro do CTC do IBICT, 2003-2005, É membro do grupo Wikipedia Wiki Educação Brasil, http://www.wikibrasil.org/ e membro do grupo GO FAIR BRASIL SAÚDE, https://portal.fiocruz.br/go-fair-brasil-saude. É autor do livro Datos abiertos enlazados de archivos, bibliotecas y museos en la Web. Barcelona: Editorial UOC, 2018. (EPI scholar). ISBN 978-84-9180-307-2, ver: https://www.e-buc.com/fitxa.php?isbn=978-84-9180-307-2. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Organização e representação do Conhecimento em ambientes digitais, atuando principalmente nos seguintes temas: fundamentos teóricos da CI e OC, publicações semânticas, ontologias, tecnologias semânticas e de dados abertos interligados, bibliotecas e museus digitais e interoperabilidade.

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Publicado

2024-12-31

Como Citar

Marcondes, C. H. (2024). Objetos digitais de cultura, memória e patrimônio como objetos fair. Informação & Informação, 29(4), 72–99. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2024v29n4p72

Edição

Seção

Dossiê Temático