Repositório Institucional da Universidade FUMEC

um estudo à luz das práticas da Ciência Aberta

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2025v30n3p278

Palavras-chave:

Repositório Institucional, Instituição Privada de Ensino Superior, Ciência Aberta

Resumo

Objetivo: Visando preencher essa lacuna, a presente pesquisa objetivou examinar se o repositório institucional atua em sintonia com as práticas da ciência aberta.
Metodologia: Optou-se pela realização de estudo qualitativo viabilizado por características da pesquisa descritiva, envolvendo pesquisa documental. A investigação bibliográfica e documental foi executada como suporte a coleta de dados.
Resultados: Acredita-se que a exposição do pesquisador, na fase de feitura do seu trabalho, aos recursos abertos, o mobilizará para, ao final, promover a disponibilização de seus trabalhos em ambientes open access, gerando uma ampliação exponencial do ciclo científico, tornando as informações e os dados acessíveis e reutilizáveis, conceitos-chave da ciência aberta.
Conclusões: Um importante resultado da investigação, para pesquisadores, IPES e sociedade, consiste na descoberta da correlação positiva entre a utilização de recursos abertos na fase de construção da pesquisa e a decisão de compartilhar, voluntariamente, o trabalho final no repositório institucional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Prisicila Reis dos Santos, Universidade Fundação Mineira de Educação e Cultura - FUMEC

Doutora em Sistema de Informação e Gestão do Conhecimento pela Universidade Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC). Ouvidora do CRB-6 na Universidade Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC). Minas Gerais, Brasil. 

Helton Junio da Silva, Universidade Fundação Mineira de Educação e Cultura - FUMEC

Doutor em Sistema de Informação e Gestão do Conhecimento pela Universidade Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC). Docente na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Minas Gerais, Brasil. 

Jurema Suely de Araújo Nery Ribeiro, Universidade Fundação Mineira de Educação e Cultura - FUMEC

Doutora em Sistema de Informação e Gestão do Conhecimento pela Universidade Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC). Coordenadora do curso de Administração EaD da Universidade Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC). Docente na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Minas Gerais, Brasil. 

Fabricio Ziviani, Universidade do Estado de Minas Gerais - UFMG

Doutor em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Docente na Universidade Católica de Brasília (UCB/DF). Brasília, Brasil. 

Luiz Claudio Gomes Maia, Universidade Fundação Mineira de Educação e Cultura - FUMEC

Doutor em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Docente na Universidade Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC). Minas Gerais, Brasil.

Referências

ALBAGLI, S.; APPEL, A. L.; MACIEL, M. L. E-Science e Open Science: questões em debate. In: ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 14., 2013, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: UFSC, 2013. p. 1-20. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/184794. Acesso em: 21 jan. 2022.

ARAÚJO, I. A.; SOUZA, L. G. S.; SILVA, C. M. A. LA Referencia: uma contribuição para o ecossistema de ciência aberta na América Latina. Ciência da Informação, Brasília, v. 48, p. 165-170, 2019. Disponível em: https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/4853. Acesso em: 26 abr. 2022.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BISPO, M. S. A impossibilidade da ciência aberta sem alteridade e pluralidade epistêmica. Revista de Administração Contemporânea, Maringá, v. 26, p. 1-5, 2022. Disponível em: https://rac.anpad.org.br/index.php/rac/article/view/1505. Acesso em: 23 jan. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-7849rac2022210246.por

BRASIL. Lei n. 12.527, de 18 de novembro de 2011. Regula o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do art. 5º , no inciso II do § 3º do art. 37 e no § 2º do art. 216 da Constituição Federal; altera a Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990; revoga a Lei nº 11.111, de 5 de maio de 2005, e dispositivos da Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991; e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 148, n. 221-A, p. 1, 18 nov. 2011. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12527.htm. Acesso em: 4 jun. 2022.

BRASIL. Lei n. 13.709, de 14 de agosto de 2018. Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 157, p. 59, 15 ago. 2018a. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/l13709.htm. Acesso em: 17 mar. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n. 315, de 4 de abril de 2018. Dispõe sobre os procedimentos de supervisão e monitoramento de instituições de educação superior integrantes do sistema federal de ensino e de cursos superiores de graduação e de pós-graduação lato sensu, nas modalidades presencial e a distância. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 65, p. 13-15, 5 abr. 2018b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=18977. Acesso em: 18 mar. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n. 330, de 5 de abril de 2018. Dispõe sobre a emissão de diplomas em formato digital nas instituições de ensino superior pertencentes ao sistema federal de ensino. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 66, p. 114, 6 abr. 2018c. Disponível em: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/9365055/do1-2018-04-06-portaria-n-330-de-5-de-abril-de-2018-9365051. Acesso em: 16 mar. 2022.

CAMARGO, L. S. A.; VIDOTTI, S. A. B. G. Arquitetura da informação para repositórios digitais. In: SAYÃO, L.; TOUTAIN, L. B.; ROSA, F. G.; MARCONDES, C. H. (org.). Implantação e gestão de repositórios institucionais: políticas, livre acesso e preservação. Salvador: EdUFBA, 2009. p. 55-82. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/bitstream/ufba/473/3/implantacao_repositorio_web.pdf. Acesso em: 23 abr. 2022.

CARVALHO, P. C. P. Ciência aberta: caminho para as pesquisas científicas? Ciência da Informação Express, Lavras, v. 2, n. 6, p. 1-4, 2021. Disponível em: https://cienciadainformacaoexpress.ufla.br/index.php/revista/article/view/6/1. Acesso em: 23 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.60144/v2i.2021.6

COSTA, S. M. S. Abordagens, estratégias e ferramentas para o acesso aberto via periódicos e repositórios institucionais em instituições acadêmicas brasileiras. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v. 4, n. 2, p. 218-232, 2008. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/3175. Acesso em: 23 jan. 2022. DOI: https://doi.org/10.18225/liinc.v4i2.281

COSTA, S. M. S.; KURAMOTO, H.; LEITE, F. C. L. Acesso Aberto no Brasil: aspetos históricos, ações institucionais e panorama atual. In: RODRIGUES, E.; SWAN, A.; BAPTISTA, A. A. (ed.). Uma década de acesso aberto na UMinho e no mundo. Braga: Universidade do Minho, 2013. p. 133-150. Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/26144. Acesso em: 2 fev. 2022.

COSTA, S. M. S.; LEITE, F. C. L. Insumos conceituais e práticos para iniciativas de repositórios institucionais de acesso aberto à informação científica em bibliotecas de pesquisa. In: SAYÃO, L.; TOUTAIN, L. B.; ROSA, F. G.; MARCONDES, C. H. (org.). Implantação e gestão de repositórios institucionais: políticas, livre acesso e preservação. Salvador: EdUFBA, 2009. p. 163-202. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/bitstream/ufba/473/3/implantacao_repositorio_web.pdf. Acesso em: 23 abr. 2022.

EZEMA, I. J.; EJIKEME, A. N. The potentials of Open Access initiative and the development of institutional repositories in Nigeria: implications for scholarly communication. Publishing Research Quarterly, [S. l.], v. 35, n. 6, p. 6-21, 2019. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s12109-018-09626-4. Acesso em: 18 maio 2023. DOI: https://doi.org/10.1007/s12109-018-09626-4

EZEMA, I. J.; ONYANCHA, O. B. Open Access Publishing in Africa: advancing research outputs to global visibility. African Journal of Library, Archives and Information Science, [S. l.], v. 27, n. 2, p. 97-115, 2017. Disponível em: https://www.ajol.info/index.php/ajlais/article/view/164661. Acesso em: 14 maio 2023.

FERREIRA, B. B.; NEVES, B.; BORGES, M. M. Competências para a gestão de um repositório institucional: o caso do repositório institucional da Universidade de Coimbra. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, Rio de Janeiro, v. 15, n. 4, p. 974-986, 2021. Disponível em: https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/2272/2484. Acesso em: 2 fev. 2022. DOI: https://doi.org/10.29397/reciis.v15i4.2272

FICHE, R. H.; MOURA, L. R. C.; MAIA, L. C. G. A utilização dos repositórios digitais nas organizações. Revista Analisando em Ciência da Informação, João Pessoa, v. 5, p. 61-80, 2017. Disponível em: http://arquivologiauepb.com.br/racin/edicoes/v5_n1/racin_v5_n1_artigo04.pdf. Acesso em: 25 abr. 2022.

FREITAS, M. A.; SILVA, P. N.; GUIMARÃES, J. F. Repositórios institucionais: a experiência da Universidade de Brasília. In: SAYÃO, L.; TOUTAIN, L. B.; ROSA, F. G.; MARCONDES, C. H. (org.). Implantação e gestão de repositórios institucionais: políticas, livre acesso e preservação. Salvador: EdUFBA, 2009. p. 333-344. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/bitstream/ufba/473/3/implantacao_repositorio_web.pdf. Acesso em: 23 abr. 2022.

GALLIANO, A. G. O método científico: teoria e prática. São Paulo: Harbra, 1986.

GALVES, J. M; QUEIROZ, L. D. S.; SIQUEIRA, T. G. S. Ciência aberta na Amazônia: uma análise dos repositórios institucionais da Rede Norte. In: BARBALHO, C. R. S.; BESSA, Z. S. J.; PEREIRA, S. A. (org.). Gestão da inovação: informação, ação e relações colaborativas. 2. ed. Manaus: Edua, 2019. p. 144-158. Disponível em: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/1788?locale=de. Acesso em: 3 fev. 2022.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1991.

GÓES, A. C. S.; OLIVEIRA, B. V. X. Projeto Genoma Humano: um retrato da construção do conhecimento científico sob a ótica da revista Ciência Hoje. Ciência & Educação, Bauru, v. 20, p. 561-577, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/6NMQtBZN8C98xyFcZSgsWFn/abstract/?lang=pt. Acesso em: 4 abr. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/1516-73132014000300004

GUIMARÃES, M. C. S.; SILVA, C. H.; NORONHA, I. H. RI é a resposta, mas qual é a pergunta?: primeiras anotações para implementação de Repositório Institucional. In: SAYÃO, L.; TOUTAIN, L. B.; ROSA, F. G.; MARCONDES, C. H. (org.). Implantação e gestão de repositórios institucionais: políticas, livre acesso e preservação. Salvador: EdUFBA, 2009. p. 261-282. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/bitstream/ufba/473/3/implantacao_repositorio_web.pdf. Acesso em: 23 abr. 2022.

JESUS, D. L.; SOUSA, A.; DETONI, J.; CUNHA, M. B. Barreiras no processo de desenvolvimento de repositórios institucionais nos Institutos Federais do Brasil. Brazilian Journal of Information Science, [s. l.], v. 15, p. 01-27, 2021. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/162028. Acesso em: 23 abr. 2022. DOI: https://doi.org/10.36311/1981-1640.2021.v15.e02111

LIMA, M. H. T. F. Consequências do movimento pelo livre acesso – open access – e o direito à informação científica. In: SAYÃO, L.; TOUTAIN, L. B.; ROSA, F. G.; MARCONDES, C. H. (org.). Implantação e gestão de repositórios institucionais: políticas, livre acesso e preservação. Salvador: EdUFBA, 2009. p. 219-231. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/bitstream/ufba/473/3/implantacao_repositorio_web.pdf. Acesso em: 23 abr. 2022.

LUDER, A. Quase 3,5 milhões de alunos evadiram de universidades privadas no Brasil em 2021. Globonews, [S. l.], 02 jan. 2022. Educação.. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2022/01/02/quase-35-milhoes-de-alunos-evadiram-de-universidades-privadas-no-brasil-em-2021.ghtml. Acesso em: 17 abr. 2022.

MARCONDES, C. H.; SAYÃO, L. F. À guisa de uma introdução: repositórios institucionais e livre acesso. In: SAYÃO, L.; TOUTAIN, L. B.; ROSA, F. G.; MARCONDES, C. H. (org.). Implantação e gestão de repositórios institucionais: políticas, livre acesso e preservação. Salvador: EdUFBA, 2009. p. 9-21. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/bitstream/ufba/473/3/implantacao_repositorio_web.pdf. Acesso em: 23 abr. 2022.

MATTAR, F. N. Pesquisa em marketing. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

MINAS GERAIS. Lei n. 3.043, de 20 de dezembro de 1963. Cria a Universidade Aliança, com sede em Belo Horizonte, e dá outras providências. Belo Horizonte: Palácio da Liberdade, 1963. Disponível em: https://www.almg.gov.br/legislacao-mineira/texto/LEI/3043/1963/. Acesso em: 21 jul. 2024.

MINAS GERAIS. Lei n. 4.124, de 31 de março de 1966. Dá a denominação de “Presidente Kennedy” à Universidade “Aliança”, com sede em Belo Horizonte. Belo Horizonte: Palácio da Liberdade, 1966. Disponível em: https://www.almg.gov.br/legislacao-mineira/texto/LEI/4124/1966/. Acesso em: 21 jul. 2024.

MINAS GERAIS. Lei n. 4.675, de 6 de dezembro de 1967. Revoga a Lei n. 4.124, de 31 de março de 1966, e dá nova redação ao item I, do art. 4º e ao § 2º do art. 7º da Lei n. 3.043, de 20 de dezembro de 1963. Belo Horizonte: Palácio da Liberdade, 1967. Disponível em: https://www.almg.gov.br/legislacao-mineira/texto/LEI/4675/1967/. Acesso em: 21 jul. 2024.

MINAS GERAIS. Lei n. 6.166, de 7 de novembro de 1973. Dá o nome de Fundação Mineira de Educação e Cultura à entidade antes denominada Fundação Universidade Minas Gerais, modificando e revogando dispositivos legais concernentes à mesma. Belo Horizonte: Palácio da Liberdade, 1973. Disponível em: https://www.almg.gov.br/legislacao-mineira/texto/LEI/6166/1973/. Acesso em: 21 jul. 2024.

PINFIELD, S. A mandate to self-archive? The role of open access institutional repositories. Serials, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 01-08, 2005. Disponível em: https://nottingham-repository.worktribe.com/output/1020014/a-mandate-to-self-archive-the-role-of-open-access-institutional-repositories. Acesso em: 6 maio 2023. DOI: https://doi.org/10.1629/1830

REIS, S. G. O.; ZANINELLI, T. B. Uma análise sobre o repositório institucional como recurso informacional de acesso aberto. Pontodeacesso, Salvador, v. 14, p. 117-137, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/29094. Acesso em: 5 fev. 2022. DOI: https://doi.org/10.9771/rpa.v14i1.29094

RODRIGUES, M. M.; LOURENÇO, C. A.; DIAS, G. A. A natureza de conjuntos de dados científicos em repositórios sul-americanos: um levantamento de formatos e extensões. Encontros Bibli, Florianópolis, v. 27, p. 1-26, 2022. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/196725. Acesso em: 1 ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2022.e85148

SAYÃO, L. F.; MARCONDES, C. H. Softwares livres para repositórios institucionais: alguns subsídios para a seleção. In: SAYÃO, L.; TOUTAIN, L. B.; ROSA, F. G.; MARCONDES, C. H. (org.). Implantação e gestão de repositórios institucionais: políticas, livre acesso e preservação. Salvador: EdUFBA, 2009. p. 23-54. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/bitstream/ufba/473/3/implantacao_repositorio_web.pdf. Acesso em: 23 abr. 2022.

SHINTAKU, M.; VECHIATO, F. L. Histórico do uso do DSpace no Brasil com foco na tecnologia. Revista Informação na Sociedade Contemporânea, Natal, v. 2, p. 1-16, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/informacao/article/view/13097. Acesso em: 23 abr. 2022. DOI: https://doi.org/10.21680/2447-0198.2018v2n0ID13097

SILVA, M. L. Repositório institucional e o ecossistema da ciência aberta: mecanismos de funcionamento. Orientador: Vinicius Medina Kern. 2020. 200 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219442. Acesso em: 19 nov. 2021.

SUNYE, M.; SETENARESKI, L.; SILVA, F.; RAMIRO, E.; FOLTRAN, L. A experiência da UFPR na construção de repositórios digitais: a implantação integrada das ferramentas DSpace e Open Journal System. In: SAYÃO, L.; TOUTAIN, L. B.; ROSA, F. G.; MARCONDES, C. H. (org.). Implantação e gestão de repositórios institucionais: políticas, livre acesso e preservação. Salvador: EdUFBA, 2009. p. 107-122. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/bitstream/ufba/473/3/implantacao_repositorio_web.pdf. Acesso em: 23 abr. 2022.

TARGINO, M. G. Citações e referências: facilitando sua apreensão. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 28, n. 1, p. 135-163, 2005. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=69830957009. Acesso em: 23 jul. 2024.

UNIVERSIDADE FUNDAÇÃO MINEIRA DE EDUCAÇÃO E CULTURA (FUMEC). 60 anos de prestígio e inovações. Belo Horizonte: FUMEC, [2024]. Disponível em: http://www.fumec.br/a-fumec/institucional/historia/. Acesso em: 20 jul. 2024.

UNIVERSIDADE FUNDAÇÃO MINEIRA DE EDUCAÇÃO E CULTURA (FUMEC). Repositório Institucional da Universidade FUMEC. Belo Horizonte: FUMEC, c2016a. Disponível em: https://repositorio.FUMEC.br/xmlui/. Acesso em: 3 fev. 2023.

UNIVERSIDADE FUNDAÇÃO MINEIRA DE EDUCAÇÃO E CULTURA (FUMEC). Repositório Institucional da Universidade FUMEC: Buscar. Belo Horizonte: FUMEC, c2016b. Disponível em: https://repositorio.fumec.br/xmlui/discover. Acesso em: 3 fev. 2023.

UNIVERSIDADE FUNDAÇÃO MINEIRA DE EDUCAÇÃO E CULTURA (FUMEC). Repositório Institucional da Universidade FUMEC: Comunidades no Repositório Institucional. Belo Horizonte: FUMEC, c2016c. Disponível em: https://repositorio.fumec.br/xmlui/community-list. Acesso em: 3 fev. 2023.

VEIGA, V.; MACENA, L. G. O autoarquivamento nos repositórios institucionais brasileiros: um estudo exploratório. PontodeAcesso, Salvador, v. 9, n. 3, p. 35-47, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/15107. Acesso em: 8 maio 2023. DOI: https://doi.org/10.9771/1981-6766rpa.v9i3.15107

WEITZEL, S. R. O mapeamento dos repositórios institucionais brasileiros: perfil e desafios. Encontros Bibli, Florianópolis, v. 24, p. 105-123, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2019v24n54p105. Acesso em: 26 abr. 2022. DOI: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2019v24n54p105

WESTRIENEN, G.; LYNCH, C. A. Academic Institutional Repositories Deployment Status in 13 Nations as of Mid 2005. D-Lib Magazine, [S. l.], v. 11, n. 9, 2005. Disponível em: https://www.dlib.org/dlib/september05/westrienen/09westrienen.html. Acesso em: 6 maio 2023. DOI: https://doi.org/10.1045/september2005-westrienen

Downloads

Publicado

2025-10-23

Como Citar

Santos, P. R. dos, Silva, H. J. da, Ribeiro, J. S. de A. N., Ziviani, F., & Maia, L. C. G. (2025). Repositório Institucional da Universidade FUMEC: um estudo à luz das práticas da Ciência Aberta. Informação & Informação, 30(3), 278–304. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2025v30n3p278