Socialização, Mediação da Informação e Identidade Social

desdobramentos e intersecções com a memória

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2024v29n2p176

Resumo

Objetivo: Compreender a relação e as aplicações teóricas e práticas da mediação da informação na manipulação da identidade da pessoa com deficiência. E como secundário suscitar discussões sobre a socialização da informação, mediação da informação, memória e identidade a fim de compreender melhor cada conceito, suas particularidades, possíveis relações e desdobramentos. Metodologia: Pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, em que se realizou um levantamento bibliográfico na Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação, Scielo, livros e anais de eventos.  Resultados: Aborda conceitos de informação, socialização e mediação da informação, fazendo relações com a questão da manipulação da identidade da pessoa com deficiência e com a memória pela perspectiva da Ciência da Informação. Chega-se ao entendimento que é possível uma relação entre os conceitos abordados. Conclusões: Compreendeu-se que os conceitos de socialização e mediação da informação, embora possam ser trabalhados juntos, são diferentes não devendo ser utilizados como sinônimos, seus processos acontecem de formas distintas e devem ser bem delimitados quanto a sua utilização. Infere-se que a informação ora registrada e mediada por tantos anos a respeito da representação da pessoa com deficiência perante a sociedade enquanto pessoas “incapazes” e “inválidas” contribuiu para formação dessa identidade social. Conclui-se que estes são elementos indissociáveis e importantíssimos para a ressignificação coletiva da identidade de um determinado grupo. Principalmente levando em consideração que as identidades são transformadas continuamente em relação às formas pelas quais somos representados.

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Biografia do Autor

Giulianne Monteiro, PPGCI/UFPB

Bibliotecária na Biblioteca Setorial Profa. Maria Lucia da Costa Bezerra, Campus Caicó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (BS CERES/UFRN). Doutoranda em Ciência da informação pelo PPGCI/UFPB. Mestra em Ciência da informação pelo PPGCI/UFPB. Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Izabel França de Lima, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais(2012), mestre em Educação (2007) especialista em Gestão de Unidades de Informação (2006), graduada em Biblioteconomia (1989) e em Administração (1999) pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professora do Departamento de Ciência da Informação, do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, vece-líder do grupo de Pesquisa inclusoS da Universidade Federal da Paraíba.

Oswaldo Francisco de Almeida Júnior, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Marília)

Possui Graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1974), Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1992) e Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1999). Atualmente é Professor Associado da Universidade Estadual de Londrina, Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Marília) e Professor Colaborador do Mestrado Profissional da Universidade Federal do Cariri. 

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Publicado

2024-12-24

Como Citar

Pereira Marques, G. M., Lima, I. F. de, & Almeida Júnior, O. F. de. (2024). Socialização, Mediação da Informação e Identidade Social: desdobramentos e intersecções com a memória. Informação & Informação, 29(2), 176–196. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2024v29n2p176