Modelagem científica e aplicação de um framework para análise de redes de cooperação científica
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2024v29n1p259Palavras-chave:
Modelagem científica, Colaboração científica, Redes sociais, Educação profissional e tecnológicaResumo
Objetivo: Este artigo tem como objetivo apresentar uma proposta de framework conceitual/operacional para a descoberta de conhecimento por meio da modelagem científica de redes de cooperação científica.
Metodologia: Foi utilizado um caso de estudo no domínio da educação profissional e tecnológica para validar o framework proposto. O processo envolveu a extração, tratamento, carga e análise dos dados, bem como a publicação dos resultados com amplo acesso às informações, características, indicadores e métricas da rede de colaboração alvo.
Resultados: O framework foi validado a partir de um caso de estudo, executado no domínio da educação profissional e tecnológica, mostrando-se eficaz para a extração, tratamento, carga e análise dos dados, permitindo a publicação de resultados do domínio de interesse, com amplo acesso às informações, características, indicadores e métricas da rede de colaboração alvo.
Conclusões: A modelagem científica de redes de cooperação científica, utilizando o framework proposto, é uma estratégia promissora para a descoberta de conhecimento nesse contexto. A aplicação de técnicas de análise de redes sociais e o uso de soluções de tecnologia da informação e comunicação permitem explorar de forma eficiente as relações e os indicadores estatísticos das redes de colaboração.
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