O descortinar das atividades de mediação da informação realizadas na ambiência do Arquivo da Fundação Casa de José Américo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2023v28n3p182

Palavras-chave:

Mediação da informação, Arquivo, Usuário, Fundação Casa de José Américo

Resumo

Objetivo: identificar quem são os(as) agentes mediadores e quais as atividades de mediação da informação desenvolvidas por eles(as) no âmbito do Arquivo da Fundação Casa de José Américo - FCJA e categorizá-las segundo o conceito de mediação da informação defendido por Almeida Júnior (2015).
Metodologia:
este estudo se caracterizou como descritivo, tendo como método o estudo de caso, sendo o objeto de investigação o Arquivo da Fundação Casa de José Américo.
Resultados: o Arquivo pode ser considerado como um ambiente educativo, pelo fato de promover ações que colaboram com a formação dos(as) usuários(as), onde promove o processo dialógico que subsidia a apropriação não só de saberes culturais gerais, como também de saberes específicos. Também se constatou que as atividades de mediação da informação articulam-se com o processo de mediação cultural, haja vista que existe uma inter-relação da informação com a cultura, a produção dos dispositivos e atividades mediadoras em um tempo e território em que as práticas culturais influenciam seu desenvolvimento.
Conclusões: a mediação da informação é a base de todas as atividades desenvolvidas pelo(a) agente mediador(a) na ambiência do Arquivo, como afirma Almeida Júnior (2009). Assim, foi possível observar que as atividades diretas e indiretas de mediação da informação se desenvolvem no Arquivo da Fundação Casa de José Américo tanto de maneira individual quanto coletiva, segundo a categorização apresentada por Almeida Júnior (2015). Essa afirmativa ficou perceptível no desenvolvimento de atividades direta de mediação da informação, quando, por exemplo, ocorre o atendimento ao pesquisador, o que se classifica como atividade individual, como também em uma visita técnica de uma turma universitária, categorizada como atividade coletiva de mediação da informação.

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Biografia do Autor

Andréa Medeiros de Sousa Maia, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Mestranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, Brasil.

Raquel do Rosário Santos, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, Brasil. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, Brasil.

Edvaldo Carvalho Alves, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, Brasil. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, Brasil.

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Publicado

2024-08-06

Como Citar

Maia, A. M. de S., Santos, R. do R., & Alves, E. C. (2024). O descortinar das atividades de mediação da informação realizadas na ambiência do Arquivo da Fundação Casa de José Américo. Informação & Informação, 28(3), 182–206. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2023v28n3p182