Pesquisadores e Profissionais da Informação no Twitter (X)

da conectividade à autoridade social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2023v28n4p508

Palavras-chave:

Cientista da Informação, Twitter(X), Conectividade social, Autoridade Social, Visibilidade

Resumo

Objetivo: investigar a visibilidade e o desempenho de pesquisadores e profissionais da informação no Twitter(X).
Metodologia:
o estudo é exploratório de abordagem quantitativo descritivo, com a coleta de dados via Followerwonk para o mapeamento de usuários que se auto apresentam como bibliotecários, arquivistas, museólogos ou cientistas da informação em português, espanhol e inglês.
Resultados: foram identificadas 17.874 contas, criadas entre 2006 e 2021, com destaques a usuários do Brasil (11,4%), Espanha (10,6%) e México (9,6%). Quanto à conectividade social, 89,46% dos usuários possuem até 500 seguidores e 94,5% dos perfis possuem autoridade social baixa ou intermediária.
Conclusões: embora estejam presentes, o desempenho das contas analisadas em termos de conectividade e autoridade social nos permite inferir que os pesquisadores e profissionais da informação ainda não utilizam o Twitter(X) de forma relevante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ronaldo Ferreira de Araujo, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Docente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e docente do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Alagoas, Brasil.

Patrícia Pedri, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda em Ciência da Informação na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Recife, Brasil.

Natalia Rodrigues Delbianco, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Doutoranda em Ciência da Informação na Universidade Estadual Paulista (UNESP). Marília, Brasil.

Referências

ARAÚJO, R. F. Ciência 2.0 e a Presença online de pesquisadores: visibilidade e impacto. Ciência da Informação em Revista, Maceió, v. 1, p. 32-40, set./dez. 2014. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/1608/1192. Acesso em: 18 abr. 2022.

ARAÚJO, R. F. Presença e reputação online de pesquisadores em redes sociais acadêmicas:implicações para a comunicação científica. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Bibiblioteconomia, João Pessoa, v. 12, n. 2, p. 202-211, 2017. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/download/42795. Acesso em: 23 abr. 2022. DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.2017v12n2.36842

BARATA, G.; ARAÚJO, R. F.; ALPERIN, J. P.; TRAVIESO-RODRíGUEZ, C. O uso de mídias sociais por acadêmicos brasileiros. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE BIBLIOMETRIA E CIENTOMETRIA, 6, 2018, Rio de Janeiro. Anais [...] Rio de Janeiro: UFRJ, 2018. p. 209-217. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/download/118609. Acesso em: 2 abr. 2022.

BAUMGARTEN, M. Comunidades ou coletividades? O fazer científico na era da informação. Revista Política & Sociedade: revista de sociologia política, Florianópolis, v. 1 n. 4, p. 97-136, 2004. Disponível em: https://www.ufrgs.br/cedcis/comunidade.pdf. Acesso em: 20 dez. 2022.

BOURDIEU, Pierre. Coisas ditas. São Paulo: Brasiliense, 2011.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007.

BRAUN, D. Brasil tem a quarta maior base de usuários do Twitter no mundo. Valor investe. Globo, São Paulo. abr, 2022. Disponível em: https://resultadosdigitais.com.br/marketing/redes-sociais-mais-usadas-no-brasil. Acesso em: 13 abr. 2022.

BRAUN, L. Social Media and Public Opinion. Màster Universitari en Interculturalitat i Polítiques Comunicatives en la Societat de la Informaciò. (Master's Thesis). Universitat de València, 2012.

CÔTÉ, I. M., DARLING, E. S. Scientists on Twitter: Preaching to the choir or singing from the rooftops?. Facets, v. 3, n. 1, p. 682-694, 2018. Disponível em: https://www.facetsjournal.com/doi/10.1139/facets-2018-0002. Acesso em: 12 abr. 2022. DOI: https://doi.org/10.1139/facets-2018-0002

DELBIANCO, N. R. A comunicação científica no Twitter: um estudo altmétrico com periódicos brasileiros da ciência da informação. 2022. 183f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Estadual Paulista, Marília, 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/235088. Acesso em: 15 jul. 2024.

GALLOTTI, M. M. C.; BORGES M. M. Uso do Twitter e Facebook na comunicação científica de doutorandos em Ciência da Informação na Península Ibérica e Brasil. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 20, 2019, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: PPGCI/UFSC, v. 1. p. 1-8, 2019. Disponível em: https://conferencias.ufsc.br/index.php/suceg/index/search/authors/view?firstName=Maria&middleName=Manuel&lastName=Borges&affiliation=Universidade%20de%20Coimbra%20em%20Portugal.&country=PT. Acesso em 15 abr. 2022.

GOUVEIA, F.; SOUZA, I. V. P. A ciência compartilhada na rede. Ciência Hoje. 346, ago. 2018. Disponível em: https://cienciahoje.org.br/artigo/a-ciencia-compartilhada-na-rede/. Acesso em: 15 abr. 2022.

GRÁCIO, M. C. C.; DELBIANCO. N. R.; ROSAS, F. S.; PERIANES-RODRÍGUEZ, A. Co-follower metric on academic-social media ResearchGate: similarities between Derek de Solla Price Memorial Medal winners. Scientometrics, Amsterdam, v. 128, n. 10, p. 5545-5569, 2023. DOI: https://doi.org/10.1007/s11192-023-04793-4. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11192-023-04793-4. Acesso em: 15 jul. 2024. DOI: https://doi.org/10.1007/s11192-023-04793-4

HAUSTEIN, S.; BOWMAN, T. D.; COSTAS, R. Communities of attention around scientific publications: who is tweeting about scientific papers? In: SOCIAL MEDIA & SOCIETY 2015 INTERNATIONAL CONFERENCE, 2015, Toronto. Anais eletrônicos [...]. Toronto, 2015. Disponível em: https://www.slideshare.net/StefanieHaustein/communities-of-attention-around-journal-papers-who-is-tweeting-about-scientific-publications. Acesso em: 10 jan. 2022.

JESUS, A. A evolução da plataforma do Twitter em imagens e vídeos. Techtudo. 2012. Disponível em: https://www.techtudo.com.br/noticias/2012/03/evolucao-da-plataforma-do-twitter-em-imagens-e-videos.ghtml. Acesso em: 10 jul. 2024.

KE, Q.; AHN, Y.-Y.; SUGIMOTO, C. R. A systematic identification and analysis of scientists on Twitter. PLoS , v. 12 n. 4, 2017. Disponível em: https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0175368. Acesso em: 11 abr. 2022. DOI: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0175368

KEMP, S. Digital 2024: 5 billion social media users. We are Social. 2024 Disponível em: https://wearesocial.com/uk/blog/2024/01/digital-2024-5-billion-social-media-users/. Acesso em: 15 jul. 2024.

MAGOI, J. S.; ECHEZONA, R. I. Academic Librarians’ Activities in Creating Social-Media Authority in Three Selected Nigerian University Libraries. Afr. J. Lib. Arch. & Inf. Sc. v.32, n.1, p.65-79, abr. 2022

MARTÍN-MARTÍN, A.; ORDUNA-MALEA, E.; LÓPEZ-CÓZAR, E.D. Author-level metrics in the new academic profile platforms: the online behaviour of the bibliometrics community. Journal of Informetrics, v. 12, p. 494-509, 2018. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1751157717302316. Acesso em: 10 abr. 2022. DOI: https://doi.org/10.1016/j.joi.2018.04.001

ORDUNA-MALEA, E.; MARTÍN-MARTÍN, A.; DELGADO LÓPEZ-CÓZAR, E. The next bibliometrics: ALMetrics (Author Level Metrics) and the multiple faces of author impact. El profesional de la información, v.25, n.3, p.485-496. 2016. DOI: https://doi.org/10.3145/epi.2016.may.18

RECUERO, R. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.

RECUERO, R.; ZAGO, G. L. Em busca das “redes que importam”: redes sociais e capital social no Twitter. Libero, São Paulo, v. 12, n. 24, p. 81-94, dez. de 2009. Disponível em: https://casperlibero.edu.br/wp-content/uploads/2014/05/Em-busca-das-“redes-que-importam”.pdf. Acesso em: 2 abr. 2022.

VALIATI, H.; SILVA, A.; GUIMARÃES, S.; MEIRA Jr., W. Uma Estratégia Baseada em Difusão de Informação para Determinação de Conteúdos Relevantes e Usuários Influentes em Redes Sociais. Revista De Informática Teórica e Aplicada, v.20, n.3, p.183-208, 2013. Disponível em:https://doi.org/10.22456/2175-2745.37870. Acesso em: 17 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.22456/2175-2745.37870

VOLPATO, B. Ranking: as redes sociais mais usadas no Brasil e no mundo em 2022, com insights e materiais. Resultados digitais. mai., 2022. Disponível em: https://resultadosdigitais.com.br/marketing/redes-sociais-mais-usadas-no-brasil. Acesso em: 20 dez. 2022.

ZANOTTO, D.; KAMIENSKI, C. A. Compreendendo Mecanismos de Influência no Twitter através do Comportamento dos Usuários. In: WORKSHOP DE REDES P2P, DINÂMICAS, SOCIAIS E ORIENTADAS A CONTEÚDO. Salvador, jun, p.3-16. 2016. Anais […], UFBA: Salvador, 2016.

Downloads

Publicado

2024-09-28

Como Citar

Araujo, R. F. de, Pedri, P., & Delbianco, N. R. (2024). Pesquisadores e Profissionais da Informação no Twitter (X): da conectividade à autoridade social. Informação & Informação, 28(4), 508–527. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2023v28n4p508