Avaliação de indivíduos pelo Qualis-CAPES

levantamento sobre a adoção na seleção de pós-graduandos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n3p223

Palavras-chave:

Avaliação da ciência, Qualis Periódicos, Boas práticas de avaliação científica, Dissonância cognitiva na ciência

Resumo

Objetivo: O Qualis Periódicos estratifica revistas científicas em que docentes de programas de pós-graduação publicaram num período passado, para avaliar a pós-graduação. Alguns programas vêm adotando-o para selecionar pós-graduandos quanto a suas publicações atuais. Para medir a incidência desse fenômeno, especificamente por programas de pós-graduação em Ciência da Informação, o objetivo desta pesquisa foi verificar o grau de adoção do Qualis para avaliar indivíduos na seleção ao ingresso em mestrado ou doutorado em Ciência da Informação no Brasil.
Metodologia
: Fizemos um levantamento documental online, verificando em editais de seleção se cada programa constante na lista da ANCIB avalia os candidatos conforme sua publicação em “revistas Qualis” do período 2013-2016, considerando também se é critério único ou parcial para avaliar publicações.
Resultados: Cerca de 21% dos programas o adotam, pouco variando conforme o conceito do programa na CAPES.
Conclusões: A adoção é minoritária, mas relevante. Surpreende que seja usada por programas de pós-graduação stricto sensu em Ciência da Informação, pois significa que o colegiado que a aprovou ignorou a recomendação da CAPES, ou aprovou por distração, ou apesar de saber que é um erro. Isso boqueia a interdisciplinaridade, ao valorizar apenas publicações em revistas consideradas “da área”, desvaloriza revistas líderes em rankings de bases de dados de elite que não estão no Qualis e contraria a recomendação da CAPES, que requer assinalar na Plataforma Sucupira “Li e entendi” que o Qualis serve apenas para avaliar a produção passada dos programas de pós-graduação.

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Biografia do Autor

Vinícius Medina Kern, UFSC

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Docente do Departamento de Ciência da informação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Brasil.

Matheus Dimitri Cardoso, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciado em Letras Francês pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Brasil.

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Publicado

2023-04-27

Como Citar

Kern, V. M., & Cardoso, M. D. (2023). Avaliação de indivíduos pelo Qualis-CAPES: levantamento sobre a adoção na seleção de pós-graduandos. Informação & Informação, 27(3), 223–240. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n3p223