Identificação da presença do ensino de Bibliometria e Cientometria no Brasil

uma análise na graduação em Biblioteconomia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n3p317

Palavras-chave:

Bibliometria, Cientometria, Ensino Superior, Biblioteconomia

Resumo

Objetivo: verificar dos 66 ativos no sistema E-MEC, os seguintes dados: se possuem alguma disciplina com o assunto estudado, qual a categoria administrativa, a modalidade de ensino, o tipo de disciplina, em qual região estão os cursos de graduação, qual o Conceito do Curso do MEC e categorizar as ementas. Metodologia: quantitativa e exploratória. Resultados: verificamos que dos 66 cursos analisados 31 tinham alguma disciplina com os temos bibliometria, cientometria/cienciometria e métric* ou no título ou nas ementas, o que totalizou 34 disciplinas, que foram distribuídas em 6 categorias. Conclusões: o ensino do tema estudado ainda está em ascensão, devido apenas 46,9% dos cursos avaliados, possuírem alguma disciplina com o assunto estudado.

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Biografia do Autor

Rosiane Pedro do Nascimento, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Mestranda em Ciência da Informação pelo Programa de Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Bibliotecária da Biblioteca da Escola de Engenharia e do Instituto de Computação (UFF), Niterói, Brasil.

Michely Jabala Mamed Vogel, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutora em Ciência da Informação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP). Docente adjunto da Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, Brasil.

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Publicado

2023-04-27

Como Citar

Nascimento, R. P. do, & Vogel, M. J. M. (2023). Identificação da presença do ensino de Bibliometria e Cientometria no Brasil: uma análise na graduação em Biblioteconomia. Informação & Informação, 27(3), 317–338. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n3p317