O uso de dados da plataforma lattes como fonte para inteligência acadêmica

análise de indicadores da produção científica das universidades públicas federais paulistas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n3p557

Palavras-chave:

Bibliometria, Plataforma Lattes, Inteligência Competitiva, Inteligência Acadêmica, Comunicação Científica

Resumo

Objetivo: Desenvolver indicadores de Inteligência Acadêmica para o monitoramento de atores a partir de dados da produção científica disponíveis na Plataforma Lattes.
Metodologia: Um estudo de caso empregando a bibliometria e a Análise de Redes Sociais foi desenvolvido para compreender a presença das universidades públicas estaduais paulistas na atuação das universidades públicas federais paulistas. Com o uso da ferramenta SyncLattes, foram extraídos dados de 3.077 Currículos Lattes de docentes que atuam na pós-graduação das unidades de análise (Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Universidade Federal do ABC (UFABC), compondo um universo de análise de 24.474 registros de artigos publicados no período de 2017-2020.
Resultados:
Foram elaborados indicadores bibliométricos e redes considerando a distribuição de coautoria a partir do seu vínculo institucional e de suas áreas de atuação.
Conclusões: A pesquisa revelou ser possível a obtenção de Indicadores de Inteligência Acadêmica a partir do uso de dados da Plataforma Lattes aliado às técnicas de análise quantitativas.

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Biografia do Autor

Denilson de Oliveira Sarvo, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, Brasil.

Marisa Cubas Lozano, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, Brasil.

Roniberto Morato do Amaral, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Docente do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, Brasil.

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Publicado

2023-04-27

Como Citar

Sarvo, D. de O., Lozano, M. C., & Amaral, R. M. do. (2023). O uso de dados da plataforma lattes como fonte para inteligência acadêmica: análise de indicadores da produção científica das universidades públicas federais paulistas. Informação & Informação, 27(3), 557–580. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n3p557