O uso de dados da plataforma lattes como fonte para inteligência acadêmica
análise de indicadores da produção científica das universidades públicas federais paulistas
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n3p557Palavras-chave:
Bibliometria, Plataforma Lattes, Inteligência Competitiva, Inteligência Acadêmica, Comunicação CientíficaResumo
Objetivo: Desenvolver indicadores de Inteligência Acadêmica para o monitoramento de atores a partir de dados da produção científica disponíveis na Plataforma Lattes.
Metodologia: Um estudo de caso empregando a bibliometria e a Análise de Redes Sociais foi desenvolvido para compreender a presença das universidades públicas estaduais paulistas na atuação das universidades públicas federais paulistas. Com o uso da ferramenta SyncLattes, foram extraídos dados de 3.077 Currículos Lattes de docentes que atuam na pós-graduação das unidades de análise (Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Universidade Federal do ABC (UFABC), compondo um universo de análise de 24.474 registros de artigos publicados no período de 2017-2020.
Resultados: Foram elaborados indicadores bibliométricos e redes considerando a distribuição de coautoria a partir do seu vínculo institucional e de suas áreas de atuação.
Conclusões: A pesquisa revelou ser possível a obtenção de Indicadores de Inteligência Acadêmica a partir do uso de dados da Plataforma Lattes aliado às técnicas de análise quantitativas.
Referências
AZEVEDO, A. W. Indicadores de competência em informação propostos para o desempenho da inteligência competitiva. 2021. 251 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/22495/1/AlexanderWilliamAzevedo_Tese.pdf. Acesso em: 19 dez. 2022.
BARABÁSI, A. L. Network Science. 2016. Disponível em: http://barabasi.com/networksciencebook/. Acesso em: 15 dez. 2022.
BARREYRO, G. B. A avaliação da educação superior em escala global: da acreditação aos rankings e os resultados de aprendizagem. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), Sorocaba, v. 23, n. 1, p. 5-22, abr. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s1414-40772018000100002. Acesso em: 08 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/s1414-40772018000100002
BEPPU, M. M.; ATVARS, T. D. Z.; SERAFIM, M. P. Indicadores de desempenho acadêmico: Unicamp no Horizonte 2022. In: MARCOVITCH, J. (org.) Repensar a universidade II: Resultados e Impactos. São Paulo: Com-Arte; Fapesp, 2019. Disponível em: http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/411. Acesso em: 30 nov. 2022.
BHANDARI, I.; COLET, E.; PARKER, J.; PINES, Z.; PRATAP, R.; RAMANUJAM, K. Advanced scout: data mining and knowledge discovery in NBA data. Data Mining and Knowledge Discovery, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 121-125, 1997. Disponível em: https://doi.org/10.1023/A:1009782106822. Acesso em: 08 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.1023/A:1009782106822
BOCLIN, R. Uso de indicadores de desempenho na avaliação institucional. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Sorocaba, v. 10, n. 1, 2005. Disponível em: http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/avaliacao/article/view/1300. Acesso em: 07 dez. 2022.
BOENTE, A. N. P.; ROSA, J. L. A. Utilização de ferramentas de KDD para Integração de aprendizagem e tecnologia em busca da gestão estratégica do conhecimento na empresa. In: SIMPÓSIO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA (SEGET), 2007. Rio de Janeiro. Anais […]. Rio de Janeiro: AEDB, 2007. Disponível em: https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos07/1219_Artigo%20SEGET%202007.pdf. Acesso em: 08 dez. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. e-MEC - Sistema de Regulação do Ensino Superior. Brasília: MEC, 2021. Disponível em: https://emec.mec.gov.br/emec/faq. Acesso em: 08 dez. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Qual é a diferença entre faculdades, centros universitários e universidades? Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/pet/127-perguntas-frequentes-911936531/educacao-superior-399764090/116-qual-e-a-diferenca-entre-faculdades-centros-universitarios-e-universidades. Acesso em: 08 dez. 2021.
BRITO CRUZ, C. H. Indicadores sobre interação universidade-empresa em pesquisa em São Paulo. In: MARCOVITCH, J. (org.) Repensar a universidade: desempenho acadêmico e Comparações internacionais. São Paulo: Com-Arte; Fapesp, 2018. p. 187-202. Disponível em: https://doi.org/10.11606/9788571661868. Acesso em: 13 dez. 2022.
CLARK, R. M. Intelligence analysis: a target-centric approach. 3rd ed. Washington, DC: CQ Press, 2010.
CONSELHO DE REITORES DAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS PAULISTAS. Institucional. Institucional. São Paulo: CRUESP, 2022. Disponível em: https://cruesp.sp.gov.br/institucional/. Acesso em: 10 dez. 2022.
CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO (CNPq). Plataforma Lattes. Brasília, DF: CNPq, 2021. Disponível em: https://lattes.cnpq.br/. Acesso em: 15 nov. 2022.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). Plano Nacional de Pós-Graduação - PNPG 2011-2020. Brasília, DF: CAPES, 2020. Disponível em: https://uab.capes.gov.br/plano-nacional-de-pos-graduacao. Acesso em: 18 abr. 2022.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). Plataforma Sucupira. [2017 a 2020] Cursos da Pós-Graduação Stricto Sensu no Brasil. Brasília, DF: CAPES, 2022. Disponível em: https://dadosabertos.capes.gov.br/dataset/2017-a-2020-cursos-da-pos-graduacao-stricto-sensu-no-brasil. Acesso em: 12 dez. 2022.
DRUCKER, J.; GOLDSTEIN, H. Assessing the regional economic development impacts of universities: A review of current approaches. International Regional Science Review, [S. l.], v. 30, n. 1, p. 20-46, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1177/0160017606296731. Acesso em: 29 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.1177/0160017606296731
FERREIRA, J. E.; SEGURADO, A. C. Interoperabilidade de dados, desempenho acadêmico e impacto social: USP no Horizonte 2022. In: MARCOVITCH, J. (org.) Repensar a universidade II: Resultados e Impactos. São Paulo: Com-Arte; Fapesp, 2019. Disponível em: http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/411. Acesso em: 14 dez. 2022.
FIDLER-SHEPPARD, S. The impact of a community of practice on the development of the three tiers of organizational intelligence in the institutional research professional. 2017. Dissertation (Doctor of Education) – Rowan University, Glassboro, 2017. Disponível em: https://rdw.rowan.edu/etd/2366/. Acesso em: 13 dez. 2022.
FRANCO, N. M. G.; FARIA, L. I. L. Colaboração científica intraorganizacional: análise de redes por coocorrência de palavras-chave. Em Questão, Porto Alegre, v. 25, n. 1, p. 87-110, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.19132/1808-5245251.87-110. Acesso em: 08 dez. 2021. DOI: https://doi.org/10.19132/1808-5245251.87-110
HERRING, J. P. Key intelligence topics: a process to identify and define intelligence needs. Competitive Intelligence Review, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 4-14, 1999. Disponível em:https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/%28SICI%291520-6386%28199932%2910%3A2%3C4%3A%3AAID-CIR3%3E3.0.CO%3B2-C. Acesso em: 06 dez. 2022.
HICKS, D.; WOUTERS, P.; WALTMAN, L.; RIJCKE, S. de.; RAFOLS, I. Bibliometrics: The Leiden Manifesto for research metrics. Nature, [S. l.], n. 520, p. 429-431, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1038/520429a. Acesso em: 16 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.1038/520429a
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Censo da Educação Superior. Notas estatísticas 2019. Brasília, DF: INEP, 2019. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2020/Notas_Estatisticas_Censo_da_Educacao_Superior_2019.pdf. Acesso em: 07 dez. 2022.
JACOMY, M.; VENTURINI, T.; HEYMANN, S.; BASTIAN, M. ForceAtlas2, a continuous graph layout algorithm for handy network visualization designed for the Gephi Software. PLoS ONE, [S. l.], v. 9, n. 6, 2014. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1371/journal.pone.0098679. Acesso em: 19 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0098679
JUSTINO, T. S. Análise da colaboração científica dos programas de pós-graduação em Ciência da Informação brasileiros. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Centro de Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12058. Acesso em: 08 dez. 2022.
LANÇA, T. A.; AMARAL, R. M.; GRACIOSO, L. S. Multi e interdisciplinaridade nos programas de pós-graduação em Ciência da Informação brasileiros. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 23, n. 4, p. 150-183, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1981-5344/3608. Acesso em: 08 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5344/3608
MACEDO, D. L. Inteligência acadêmica como suporte à formulação de estratégias na gestão da Pós-Graduação Stricto Sensu em administração. 2008. 76 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2008. Disponível em: http://bibliotecatede.uninove.br/handle/tede/630. Acesso em: 08 dez. 2022.
MACEDO, D. L.; RODRIGUES, L. C.; SILVEIRA, A. Sistema de inteligência acadêmica na gestão de pós-graduação stricto sensu em administração. Revista de Ciências da Administração, Florianópolis, v. 13, n. 31, p. 136-160, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.5007/2175-8077.2011v13n31p136. Acesso em: 08 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8077.2011v13n31p136
MACIEL, R. S. A Plataforma Lattes como recurso estratégico para a gestão dos Programas de Pós-Graduação: uma análise baseada na produção de artigos científicos. 2018. 183 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10492. Acesso em: 08 dez. 2022.
MARQUES, F. A corrida por indicadores de excelência: rankings e comparações internacionais reconhecem o desempenho das universidades estaduais paulistas, que buscam mais impacto. Revista Pesquisa FAPESP, São Paulo, n. 282, 2019. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/a-corrida-por-indicadores-de-excelencia/. Acesso em: 10 dez. 2022.
MARTINS, C. B. As origens pós-graduação nacional (1960-
. Revista Brasileira de Sociologia - RBS, [S. l.], v. 6, n. 13, 2018. Disponível em: https://rbs.sbsociologia.com.br/index.php/rbs/article/view/374. Acesso em: 19 dez. 2022.
MATIAS, M. S. O. Base referencial para o povoamento de repositórios institucionais: coleta automatizada de metadados da Plataforma Lattes. 2015. 86 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/6932. Acesso em: 08 dez. 2022.
MENA-CHALCO, J. P.; CESAR JUNIOR, R. M. ScriptLattes: an open-source knowledge extraction system from the Lattes platform. Journal of the Brazilian Computer Society, Porto Alegre, v. 15, n. 4, p. 31-39, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1007/BF03194511. Acesso em: 08 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-65002009000400004
OLIVEIRA, J. F. Prefácio. In: ROTHEN, J. C.; SANTANA, A. C. M. (org.) Avaliação da educação: referências para uma primeira conversa. São Carlos: EdUFSCar, 2018. p. 11-16.
PEDROSA, R. H. L.; PEREIRA, M. W. Avaliação da Pós-Graduação, Publicações Científicas e Rankings Internacionais. In: MARCOVITCH, J. (org.) Repensar a universidade: desempenho acadêmico e Comparações internacionais. São Paulo: Com-Arte; Fapesp, 2018. p. 165-185. Disponível em: https://doi.org/10.11606/9788571661868. Acesso em: 13 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.11606/9788571661868
PLANETA, C. S.; MARQUES, A. C.; BUENO, G. W.; LUQUE, C. A.; HASHIMOTO, F.; GONTIJO, J. Impacto social das universidades. In: MARCOVITCH, J. (org.) Repensar a universidade II: Resultados e Impactos. São Paulo: Com-Arte; Fapesp, 2019. Disponível em: http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/411. Acesso em: 14 dez. 2022.
REIS, J. E.; SARVO, D. de O.; FARIA, L. I. L. de; AMARAL, R. M. do. Impact of teacher education abroad in international co-authorship: a study of Federal University of São Carlos’s scientifics production indexed in the Web of Science. Transinformação, São Paulo, v. 33, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2318-0889202133e200061. Acesso em: 08 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/2318-0889202133e200061
SARVO, D. O.; MILANEZ, D. H.; MILANEZ, M. G.; REIS, J. E. dos; FARIA, L. I. L.; AMARAL, R. M. M2N Matrix to Network: software de conversão de matrizes para Gephi e Vosviewer. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE BIBLIOMETRIA E CIENTOMETRIA, 7., 2020, Salvador. Anais [...]. Salvador: UFBA, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/149048. Acesso em: 15 nov. 2022.
SARVO, D. O.; REIS, J. E.; AMARAL, R. M. Inteligência acadêmica a partir da Plataforma Lattes: presença das universidades públicas estaduais paulistas na produção científica da UFABC, UFSCar e UNIFESP. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE BIBLIOMETRIA E CIENTOMETRIA, 8., 2022, Maceió. Anais [...]. Maceió: UFAL, 2022. Disponível em: https://ebbc.inf.br/ojs/index.php/ebbc/article/view/73. Acesso em: 14 nov. 2022.
TIMES HIGHER EDUCATION. Impact Rankings Methodology 2021: Version 1.3. [S. l.: s. n.]. Disponível em: https://www.timeshighereducation.com/sites/default/files/breaking_news_files/the_impactrankings_methodology_2021_v1.3_final.pdf. Acesso em: 1 dez. 2022.
WANG, W.; WANG, H.; DAI, G.; WANG, H. Visualization of large hierarchical data by circle packing. In: SIGCHI CONFERENCE ON HUMAN FACTORS IN COMPUTING SYSTEMS, 2006. Proceedings [...]. 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1145/1124772.1124851. Acesso em: 20 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.1145/1124772.1124851
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Denilson de Oliveira Sarvo, Marisa Cubas Lozano, Roniberto Morato do Amaral
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
O conteúdo dos textos e a citação e uso de imagens submetidas são de inteira responsabilidade dos autores.
Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Informação & Informação.