A Curadoria Social e a Competência Crítica em Informação como pressupostos de combate à desinformação

um estudo de caso no YouTube

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2023v28n2p180

Palavras-chave:

Competência crítica em informação, Desinformação, Curadoria social, YouTube

Resumo

Objetivo: Compreender como a curadoria social tem contribuído para o desenvolvimento de competências críticas em informação de maneira combativa às desinformações no YouTube.
Metodologia:
Apresenta um estudo de caso, de abordagem qualitativa, com análise de conteúdo dos vídeos do canal Tese Onze, no YouTube, com base na curadoria social e competência crítica em informação.
Resultados: Adotaram-se categorias prioritárias na análise de conteúdos, que permitem analisar as variáveis encontradas. São elas: i) espaços informacionais alternativos; ii) senso crítico informacional; e iii) uso da informação construída.
Conclusões: Como alternativa para desarticular o fenômeno da desinformação, constata-se o potencial da correlação entre a Curadoria Social, enquanto possibilidade de construção coletiva de conteúdo, e a Competência Crítica em Informação, que se desenvolve como um movimento de prática.

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Biografia do Autor

Majory Karoline Fernandes de Oliveira Miranda, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Doutorado em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais/Ciência da Informação na Universidade do Porto (FLUP). Docente do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Brasil.

Anderson Matheus Alves Arruda, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência em Informação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Brasil.

Anna Raquel Lemos Viana, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Doutoranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Brasil.

Wérleson Alexandre de Lima Santos, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Brasil.

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Publicado

2024-05-03

Como Citar

Miranda, M. K. F. de O., Arruda, A. M. A., Viana, A. R. L., & Santos, W. A. de L. (2024). A Curadoria Social e a Competência Crítica em Informação como pressupostos de combate à desinformação: um estudo de caso no YouTube. Informação & Informação, 28(2), 180–206. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2023v28n2p180