A Curadoria Social e a Competência Crítica em Informação como pressupostos de combate à desinformação

um estudo de caso no YouTube

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2023v28n2p180

Palavras-chave:

Competência crítica em informação, Desinformação, Curadoria social, YouTube

Resumo

Objetivo: Compreender como a curadoria social tem contribuído para o desenvolvimento de competências críticas em informação de maneira combativa às desinformações no YouTube.
Metodologia:
Apresenta um estudo de caso, de abordagem qualitativa, com análise de conteúdo dos vídeos do canal Tese Onze, no YouTube, com base na curadoria social e competência crítica em informação.
Resultados: Adotaram-se categorias prioritárias na análise de conteúdos, que permitem analisar as variáveis encontradas. São elas: i) espaços informacionais alternativos; ii) senso crítico informacional; e iii) uso da informação construída.
Conclusões: Como alternativa para desarticular o fenômeno da desinformação, constata-se o potencial da correlação entre a Curadoria Social, enquanto possibilidade de construção coletiva de conteúdo, e a Competência Crítica em Informação, que se desenvolve como um movimento de prática.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Majory Karoline Fernandes de Oliveira Miranda, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Doutorado em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais/Ciência da Informação na Universidade do Porto (FLUP). Docente do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Brasil.

Anderson Matheus Alves Arruda, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência em Informação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Brasil.

Anna Raquel Lemos Viana, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Doutoranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Brasil.

Wérleson Alexandre de Lima Santos, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Brasil.

Referências

ARAÚJO, C. A. Á. O fenômeno da pós-verdade: uma revisão de literatura sobre suas causas, características e consequências. ALCEU, Rio de Janeiro, v. 20, n. 41, jul./set. 2020. Disponível em: encurtador.com.br/fDO57. Acesso em: 08 jul. 2021.

BAKHTIN, M. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. 5. ed. São Paulo: Hucitec, 2002.

BAUMAN, Z. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001. 278 p.

BEAGRIE, N. Digital Curation for Science, Digital Libraries, and Individuals. International Journal of Digital Curation, [S. l.], v. 1, p. 3-16, 2008. Disponível em: https://bityli.com/xnWUI. Acesso em: 16 jun. 2021.

BEZERRA, A. C. Vigilância e cultura algorítmica no novo regime global de mediação da informação. Perspectivas em ciência da Informação, [s. l.], v. 22, p. 68-81, 2017.

BEZERRA, A. C.; SCHNEIDER, M.; BRISOLA, A. Pensamento reflexivo e gosto informacional: disposições para competência crítica em informação. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 27, n. 1, 2017. Disponível em: https://bityli.com/Lu5bA. Acesso em: 18 jul. 2021.

BRISOLA, A. C.; ROMEIRO, N. L. A competência crítica em informação como resistência: uma análise sobre o uso da informação na atualidade. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 14, n. 3, p. 68-87, set. 2018. Disponível em: https://bityli.com/1dn9d. Acesso em: 18 jul. 2021.

CAMPOS, C. J. G. Método de análise de conteúdo: ferramenta para a análise de dados qualitativos no campo da saúde. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, DF, v. 57, n. 5, p. 611-614, 2004. Disponível em: https://bityli.com/33kse. Acesso em: 27 jun. 2021.

DEMO, P. Metodologia do conhecimento científico. São Paulo: Atlas, 2000.

FALLIS, D. What is disinformation?. Library Trends, [Baltimore], v. 63, n. 3, p. 401-426. jan./mar. 2015. Disponível em: https://bityli.com/bOAj0. Acesso em: 05 abr. 2021.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011. p. 95-101.

HAN, B. Sociedade da transparência. Petrópolis: Vozes, 2017. 116 p.

HAN, B. No enxame: perspectivas do digital. Petrópolis: Vozes, 2018. 134 p.

MALHOTRA, N. K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001

MELO, D. A. Práticas informacionais e a construção da competência crítica em informação: um estudo na Bamidelê – Organização de Mulheres Negras da Paraíba. 2019. 119 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16348. Acesso em: 28 jul. 2021.

MORIN, E. Da necessidade de um pensamento complexo. In: MARTINS, F. M.; SILVA, J. M. (org.). Para navegar no século XXI: tecnologias do imaginário e cibercultura. 3. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003. p. 13-36.

TESE ONZE. Socialista de iPhone? | 022. Youtube, 14 de fev. de 2018. Disponível em: https://youtu.be/CL2matYOY1A?si=ZoGyb9u1AI-7z4-B. Acesso em: 01 fev. 2024.

TESE ONZE. "M" de Materialismo Histórico | Glossário 005. Youtube, 10 de ago. de 2019. Disponível em: https://youtu.be/cKOaLaTJKAU?si=Z-mqtQhQQ2O5Hil3. Acesso em: 01 fev. 2024.

TESE ONZE. Teoria da ferradura: esquerda e direita são dois lados da mesma moeda? | 067. Youtube, 21 de maio de 2020. Disponível em: https://youtu.be/OxOEw04NqBQ?si=L9FWllVRTBsa0l8w. Acesso em: 01 fev. 2024.

TESE ONZE. [S. l.: s. n.], 2021. Canal do Youtube. Disponível em: https://www.youtube.com/c/TeseOnze. Acesso em: 28 abr. 2024.

VITORINO, E. V.; PIANTOLA, D. Competência informacional–bases históricas e conceituais: construindo significados. Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 38, n. 3, 2009.

YOUTUBE. Imprensa. Disponível em: https://bityli.com/NxpPz. Acesso em: 17 jul. 2021.

YOUTUBE. Socialista de Iphone? 2018. Disponível em: https://youtu.be/CL2matYOY1A?si=ZoGyb9u1AI-7z4-B. Acesso em: 01 fev. 2024.

YOUTUBE. "M" de Materialismo Histórico | Glossário 005. 2019. Disponível em: https://youtu.be/cKOaLaTJKAU?si=Z-mqtQhQQ2O5Hil3. Acesso em: 01 fev. 2024.

YOUTUBE. Teoria da ferradura: esquerda e direita são dois lados da mesma moeda? | 067. 2020. Disponível em: https://youtu.be/OxOEw04NqBQ?si=L9FWllVRTBsa0l8w. Acesso em: 01 fev. 2024.

Downloads

Publicado

2024-05-03

Como Citar

Miranda, M. K. F. de O., Arruda, A. M. A., Viana, A. R. L., & Santos, W. A. de L. (2024). A Curadoria Social e a Competência Crítica em Informação como pressupostos de combate à desinformação: um estudo de caso no YouTube. Informação & Informação, 28(2), 180–206. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2023v28n2p180