A Curadoria Social e a Competência Crítica em Informação como pressupostos de combate à desinformação
um estudo de caso no YouTube
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2023v28n2p180Palavras-chave:
Competência crítica em informação, Desinformação, Curadoria social, YouTubeResumo
Objetivo: Compreender como a curadoria social tem contribuído para o desenvolvimento de competências críticas em informação de maneira combativa às desinformações no YouTube.
Metodologia: Apresenta um estudo de caso, de abordagem qualitativa, com análise de conteúdo dos vídeos do canal Tese Onze, no YouTube, com base na curadoria social e competência crítica em informação.
Resultados: Adotaram-se categorias prioritárias na análise de conteúdos, que permitem analisar as variáveis encontradas. São elas: i) espaços informacionais alternativos; ii) senso crítico informacional; e iii) uso da informação construída.
Conclusões: Como alternativa para desarticular o fenômeno da desinformação, constata-se o potencial da correlação entre a Curadoria Social, enquanto possibilidade de construção coletiva de conteúdo, e a Competência Crítica em Informação, que se desenvolve como um movimento de prática.
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