Modelo de gestão da informação para negócios sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n2p423

Palavras-chave:

Gestão da Informação, Negócio, Sociedade

Resumo

Objetivo: Apresentar uma proposta de adaptação de modelo de gestão da informação para negócios sociais. Dispõe-se a oferecer uma solução para gestão dos ativos informacionais destas empresas que se caracterizam como micro, pequenas e médias. Metodologia: A revisão sistemática da literatura buscou por estudos que relacionam modelos de gestão da informação e negócios sociais, pequenas e médias empresas. Modelos de autores referência foram adotados como ponto de partida para a discussão, oferecendo subsídio para a proposta feita. O método utilizado para a condução da pesquisa foi a Design Science Research, que contou com etapas de diagnóstico, proposição de adaptação do modelo, validação e comunicação dos resultados. A coleta de dados foi realizada com três negócios sociais que atuam na área de resíduos sólidos urbanos em Florianópolis. Resultados: A discussão dos resultados apresenta as visões dos negócios entrevistados em fase de diagnóstico sobre a importância da informação no contexto organizacional, sobre como a informação é identificada, adquirida, organizada, armazenada, distribuída, utilizada e descartada em suas empresas. Conclusões: Após a etapa de validação da proposta, os entrevistados apontam caminhos para a criação de ações práticas em cada uma destas etapas do ciclo de gestão da informação. A comunicação dos resultados oferece um ciclo específico criado para apresentação do modelo de gestão da informação para negócios sociais.

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Biografia do Autor

Patricia Siqueira Santos, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCin/UFSC). 

Ana Clara Cândido, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutora em Avaliação de Tecnologia - Universidade Nova de Lisboa. Professora da Universidade Federal de Santa Catarina e Pesquisadora Associada no Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa (CICS.NOVA).

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Publicado

2022-12-31

Como Citar

Santos, P. S., & Cândido, A. C. (2022). Modelo de gestão da informação para negócios sociais. Informação & Informação, 27(2), 423–445. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n2p423

Edição

Seção

Artigos