Modelo de gestão da informação para negócios sociais
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n2p423Palavras-chave:
Gestão da Informação, Negócio, SociedadeResumo
Objetivo: Apresentar uma proposta de adaptação de modelo de gestão da informação para negócios sociais. Dispõe-se a oferecer uma solução para gestão dos ativos informacionais destas empresas que se caracterizam como micro, pequenas e médias. Metodologia: A revisão sistemática da literatura buscou por estudos que relacionam modelos de gestão da informação e negócios sociais, pequenas e médias empresas. Modelos de autores referência foram adotados como ponto de partida para a discussão, oferecendo subsídio para a proposta feita. O método utilizado para a condução da pesquisa foi a Design Science Research, que contou com etapas de diagnóstico, proposição de adaptação do modelo, validação e comunicação dos resultados. A coleta de dados foi realizada com três negócios sociais que atuam na área de resíduos sólidos urbanos em Florianópolis. Resultados: A discussão dos resultados apresenta as visões dos negócios entrevistados em fase de diagnóstico sobre a importância da informação no contexto organizacional, sobre como a informação é identificada, adquirida, organizada, armazenada, distribuída, utilizada e descartada em suas empresas. Conclusões: Após a etapa de validação da proposta, os entrevistados apontam caminhos para a criação de ações práticas em cada uma destas etapas do ciclo de gestão da informação. A comunicação dos resultados oferece um ciclo específico criado para apresentação do modelo de gestão da informação para negócios sociais.
Downloads
Referências
ARTEMISIA. Quem Somos. São Paulo, 2021. Disponível em: https://artemisia.org.br/quemsomos/. Acesso em: 25 fev. 2021.
BEAL, Adriana. Gestão Estratégica da Informação: como transformar a informação e a tecnologia da informação em fatores de crescimento e de alto desempenho nas organizações. São Paulo: Atlas, 2004.
BLUNDEL, Richard; LYON, Fergus; SPENCE, Laura J. Analyzing the growth process in social enterprises: an historical perspective. In: EMES INTERNATIONAL RESEARCH CONFERENCE ON SOCIAL ENTERPRISE, 3., 2011, Roskilde (Denmark). Selected papers series. Denmark, 2011. Disponível em: https://emes.net/content/uploads/publications/ECSP-R11-19_Blundel_et_al.pdf. Acesso em: 12 jun. 2020.
BRAUN, Virginia; CLARKE, Victoria. Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology, v. 3, n. 2, p. 77-101, 2006. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1191/1478088706qp063oa. Acesso em: 22 jun. 2020.
CHOO, Chun Wei. Gestão de informação para a organização inteligente: a arte de explorar o meio ambiente. Lisboa: Caminho, 2003.
COMINI, Graziella Maria. Negócios sociais e inovação social: um retrato de experiências brasileiras. 2016. Tese (Livre-Docência em Administração) – Departamento de Administração, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/livredocencia/12/tde-15122016-143942/pt-br.php. Acesso em: 5 mai. 2020.
COMINI, Graziella; BARKI, Edgard; AGUIAR, Luciana. O novo campo dos negócios com impacto social. In: BARKI, Edgard; IZZO, Daniel; TORRES, Haroldo da Gama; AGUIAR, Luciana (org.). Negócios com impacto social no Brasil. São Paulo: Peirópolis, 2013. p. 41-64.
CONRAD, Bibiana. Gestão da experiência em serviços: framework a partir da ótica de pessoas com deficiência visual. 2016. Dissertação (Mestrado em Administração) – Programa de Pós-Graduação em Administração, Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas. Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2016.
DATA SEBRAE. Painel de empresas. 2020. Disponível em: https://datasebrae.com.br/totaldeempresas/. Acesso em: 12 jan. 2021.
DAVENPORT, Thomas H. Ecologia da informação: por que só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação. 5. ed. São Paulo: Futura, 1998.
DAVENPORT, Thomas H. Make Better Decisions. Harvard Business Review, nov. 2009. Disponível em: https://hbr.org/2009/11/make-better-decisions-2. Acesso em: 11 jun. 2020.
DIAS, Maria Eduarda. Arena Pública de Resíduos Sólidos Urbanos: um estudo no ecossistema de inovação social de Florianópolis. 2019. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Administração, Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas -ESAG. Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2019.
DRESCH, Aline; LACERDA, Daniel Pacheco; ANTUNES JUNIOR, José Antonio Valle. Design science research: método de pesquisa para avanço da ciência e tecnologia. 1. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.
FORÇA TAREFA DE FINANÇAS SOCIAIS. Carta de Princípios para Negócios de Impacto no Brasil. 2015. Disponível em: http://ice.org.br/wp-content/uploads/pdfs/Carta_Principios.pdf . Acesso em: 12 jun. 2019.
HART, Stuart L. Capitalismo movido por propósito. In: BARKI, Edgard; COMINI, Graziella Maria, TORRES, Haroldo da Gama (org.). Negócios de impacto socioambiental no Brasil: como empreender, financiar e apoiar. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2019. p. 19-24.
HEVNER, Alan R.; MARCH, Salvatore T.; PARK, Jinsoo; RAM, Sudha. Design Science in Information Systems Research. MIS Quarterly, v. 28, n. 1, p. 75-105, mar. 2004. Disponível em: https://wise.vub.ac.be/sites/default/files/thesis_info/design_science.pdf. Acesso em: 07 abr. 2020.
KERLIN, Janelle A. Social Enterprise in the United States and Europe: Understanding and Learning from the Differences. Voluntas, v. 17, n. 246, p. 247-263, set. 2006. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11266-006-9016-2#citeas. Acesso em: 12 jun. 2020.
LICANDRO, Oscar D. Modelos para el análisis de los negocios inclusivos: construcción mediante el estudio de casos. Telos, Venezuela, v. 15, n. 1, p. 32-48, 2013. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4235978. Acesso em: 12 jun. 2020.
MOREIRA, Monica Rodrigues. Gerenciamento estratégico da informação baseado na modelagem de bens de informação. 2016. Dissertação (Mestrado em Sistema de Gestão) – Escola de Engenharia. Universidade Federal Fluminense, 2016. Disponível em: http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFF-2_a50b1088d727124ad97d065b02400bd7. Acesso em: 16 jan. 2021.
PIPE.SOCIAL. 2º Mapa de Negócios de Impacto social + ambiental. 2019. Disponível em: https://pipe.social/mapa2019#download. Acesso em: 12 jan. 2021.
SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS. Pequenos negócios em números. 2021. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/sp/sebraeaz/pequenos-negocios-em-numeros,12e8794363447510VgnVCM1000004c00210aRCRD. Acesso em: 12 jan. 2021.
SIMON, Herbert Alexander. The Sciences of the Artificial. 3. ed. Cambridge: MIT Press, 1996.
VEIT, Douglas Rafael. Em direção a produção de conhecimento modo 2: análise e proposição de um framework para pesquisa em processos de negócios. 2013. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas. Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2013. Disponível em: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4729?locale-attribute=en. Acesso em: 14 jan. 2021.
YUNUS NEGÓCIOS SOCIAIS. Muhammad Yunus. 2021. Disponível em: https://www.yunusnegociossociais.com/muhammad-yunus. Acesso em: 07 abr. 2021.
YUNUS SOCIAL BUSINESS. About Us. 2021. Disponível em: https://www.yunussb.com/about-us . Acesso em: 07 abr. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Informação & Informação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
O conteúdo dos textos e a citação e uso de imagens submetidas são de inteira responsabilidade dos autores.
Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Informação & Informação.