Práticas de ensino críticas de competência em informação, mídias e tecnologias digitais e a desconstrução de estereótipos de gênero

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2021v26n4p575

Palavras-chave:

Competência em informação, Estereótipo de gênero, Práticas de ensino críticas, Feminismo

Resumo

Objetivo: O trabalho apresenta uma síntese da tese de doutoramento que teve por objetivo entender como se ensinam competências em informação, mídias e tecnologias digitais de modo a favorecer a desconstrução de estereótipos de gênero.
Metodologia: Os métodos usados na abordagem empírica incluem a Revisão Sistemática de Literatura e a Análise de Conteúdo, com categorias analíticas construídas a partir do método transdisciplinar Mapa Teórico-Conceitual.
Resultados: Os resultados incluem um panorama internacional de 65 práticas de ensino críticas, assim como a análise das 23 práticas de ensino de competências críticas que também trabalham com estereótipos e gênero.
Conclusões: A análise dos dados permite concluir que para desconstruir estereótipos de gênero por meio do ensino de competências em informação, mídias e tecnologias digitais são necessárias atividades que considerem diversos pontos de vista, promovam autocrítica, sejam colaborativos, voltados para a desconstrução de opressões, favoreçam o empoderamento e englobem uma luta contínua por justiça social e bem viver entre pessoas e com a natureza.

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Biografia do Autor

Andréa Doyle, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Doutora em Ciência da Informação pelo Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Gilda Olinto, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT

Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT/UFRJ

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Publicado

2021-12-31

Como Citar

Doyle, A., & Olinto, G. (2021). Práticas de ensino críticas de competência em informação, mídias e tecnologias digitais e a desconstrução de estereótipos de gênero. Informação & Informação, 26(4), 575–594. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2021v26n4p575

Edição

Seção

Artigos