Teoria crítica, pedagogia crítica e competência crítica em informação: aproximações teóricas à ciência da Informação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2021v26n4p1

Palavras-chave:

Epistemologia, Pedagogia crítica, Competência crítica em informação, Teoria crítica

Resumo

Objetivo: O objetivo principal é refletir acerca das aproximações teóricas, no que tange ao papel da emancipação, na Escola de Frankfurt, em Freire e na competência crítica em informação e as implicações deste tripé epistemológico na Ciência da Informação (CI).
Metodologia: Metodologicamente trata-se de um texto argumentativo e critico fundamentado por uma revisão bibliográfica da literatura.
Resultados: Foi verificado que a teoria crítica, a pedagogia crítica e competência crítica em informação são temáticas que se aproximam epistemologicamente em face das suas naturezas emancipatórias.
Conclusão: Conclui-se que a teoria critica, a pedagogia crítica e competência crítica em informação pertencerem à contextos históricos-sociais diversos, formam um tripé, um corpo teórico consistente a fim de repensar o modelo de Educação no mundo, de modo mais libertário e democrático, o que recai em outros domínios, como o da CI.

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Biografia do Autor

Daniel Martínez Ávila, Universidad Carlos III de Madrid

Doutor em Documentação pela Universidad Carlos III de Madrid.

Mariana Rodrigues Gomes de Mello, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP

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Publicado

2021-12-31

Como Citar

Ávila, D. M., & Mello, M. R. G. de. (2021). Teoria crítica, pedagogia crítica e competência crítica em informação: aproximações teóricas à ciência da Informação. Informação & Informação, 26(4), 1–23. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2021v26n4p1

Edição

Seção

Dossiê Temático