Metodologias ativas e as novas perspectivas do ensino de catalogação nos cursos de biblioteconomia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2020v25n3p52

Palavras-chave:

Pedagogia do ativismo, Metodologias ativas, Ensino de catalogação, Ensino de Biblioteconomia, Metodologia de ensino

Resumo

Introdução: O modelo tradicional de ensino, concretizado em meados do século XIX na Europa Ocidental, ainda se faz amplamente presente nos espaços formais de ensino nos dias atuais. A sociedade contemporânea, entretanto, demanda novas competências profissionais dos recém-egressos de cursos superiores, fazendo com que novas técnicas de ensino sejam estudadas e incorporadas ao cotidiano das salas de aula, não se excetuando dessa realidade os cursos de Biblioteconomia. A Pedagogia do Ativismo, a partir das diferentes técnicas das metodologias ativas de ensino, podem trazer uma nova dinâmica ao ensino de Catalogação, conforme reflexões propostas no presente artigo.
Objetivo: promover reflexões sobre novas perspectivas para o ensino de Catalogação que vão além do modelo tradicional, a partir da Pedagogia do Ativismo e das metodologias ativas de ensino.
Metodologia: O artigo foi elaborado a partir de revisão bibliográfica em publicações científicas que abordam práticas pedagógicas, metodologias ativas de ensino, ensino de Biblioteconomia e ensino de Catalogação, procurando estabelecer as principais características das diferentes técnicas das metodologias ativas de ensino e sua pertinência aos cursos de Biblioteconomia e, em especial, à disciplina de Catalogação.
Resultados: A revisão bibliográfica permitiu identificar e descrever diferentes técnicas associadas às metodologias ativas, além de resgatar experiências exitosas da aplicação dessas técnicas de ensino nos cursos de Biblioteconomia, ainda que as experiências sejam escassas nas disciplinas de Catalogação.
Conclusões: As metodologias ativas de ensino, com as devidas adequações e respeito ao contexto de cada instituição de ensino, podem ser aplicadas aos cursos de Biblioteconomia e, em especial, às disciplinas de Catalogação. O desafio que emerge é buscar aliar o emprego dessas metodologias ao ensino da Catalogação,uma área reconhecidamente técnica, mas não desprovida de questões teóricas e conceituais que se encontram em constante processo de evolução, como é esperado de toda ciência.

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Biografia do Autor

Marcos Leandro Freitas Hübner, Universidade de São Paulo - USP

Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo - USP

José Fernando Modesto da Silva, Universidade de São Paulo - USP

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo - USP 

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Publicado

2020-10-31

Como Citar

Hübner, M. L. F., & Silva, J. F. M. da. (2020). Metodologias ativas e as novas perspectivas do ensino de catalogação nos cursos de biblioteconomia. Informação & Informação, 25(3), 52–86. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2020v25n3p52

Edição

Seção

Artigos