A Representação da entidade coletiva: uma discussão sobre o ensino e aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2020v25n3p87Palavras-chave:
Catalogação, Entidades coletivas, Representação descritiva, Ensino superiorResumo
Introdução: o tema principal desse texto é o ensino de catalogação e tem como fio condutor uma análise sobre a entidade coletiva e os requisitos necessários a formação de graduação em Biblioteconomia.
Objetivo: apresentar pesquisas relacionadas ao ensino de catalogação e analisar com base nas normativas destinadas ao ensino superior brasileiro o papel social do catalogador, desde a sua formação.
Metodologia: pesquisa bibliográfica que analisa criticamente desde a formação do estudante até a atuação docente.
Resultados: há algum tempo se discute que a catalogação estaria mais voltada às características tecnicistas e que as demandas e mudanças da área requerem uma reaprendizagem do ensino de tais conteúdos.
Conclusões: o papel social e a formação do catalogador requerem múltiplas ações e para isso se deve explorar todos os elementos propostos do projeto pedagógico, desde disciplinas obrigatórias até as atividades de extensão.
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Referências
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