Percalços na educação crítica: o potencial da biblioteca escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2021v26n3p27

Palavras-chave:

Biblioteca escolar, Políticas educacionais, Base nacional comum curricular, Reforma do ensino médio

Resumo

Objetivo: Discutir a legitimidade de políticas educacionais neoliberais articulando-as à atuação das bibliotecas escolares e possíveis caminhos na luta pela educação pública de qualidade.
Metodologia: Parte-se de revisão bibliográfica sobre o tema e, em uma perspectiva de análise funcionalista, interpreta-se a estrutura social na relação entre grupos, sujeitos e instituições, articulando o papel das políticas educacionais e a atuação da biblioteca escolar aos valores do sistema capitalista e neoliberal vigente.
Resultados: Percebe-se que o esvaziamento dos currículos escolares se desdobra em uma educação que prioriza o ensino técnico; cabe à biblioteca escolar caminhar em uma perspectiva sociocultural e política. Conhecer a realidade da comunidade escolar, permite que o bibliotecário transforme a biblioteca em um espaço coletivo de conhecimento.
Conclusões: Este ensaio empregou a uniformização do saber escolar em nível nacional, para explorar a realidade das bibliotecas escolares e caminhos que podem percorrer na luta pela educação pública e de qualidade. Para além de recursos financeiros e profissionais na biblioteca escolar, a atuação bibliotecária deve ser articulada ao programa pedagógico, interagindo com os professores e apoiada nas necessidades informacionais da comunidade usuária, apresentando-se dinamicamente na escola como espaço de possibilidades e criação.

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Biografia do Autor

Beatriz Andreotti dos Santos, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Mestre em Ciência pela Informação pela da Universidade Estadual Paulista - UNESP

Carlos Cândido de Almeida, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista - UNESP

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Publicado

2021-10-30

Como Citar

Santos, B. A. dos, & Almeida, C. C. de. (2021). Percalços na educação crítica: o potencial da biblioteca escolar. Informação & Informação, 26(3), 27–49. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2021v26n3p27

Edição

Seção

Artigos