Museu histórico de Itajaí: lugar de educação e memória

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2021v26n2p180

Palavras-chave:

Patrimônio cultural, Ações educativas, Memória, Informação, Museu Histórico de Itajaí

Resumo

Objetivo: o estudo pesquisou o público que vivenciou este lugar de educação e memória, nos últimos três anos, por meio da coleta de dados do livro de visitantes como fonte de pesquisa e reportagens disponibilizadas no site oficial da prefeitura de Itajaí.
Metodologia: o estudo guiou-se pelos pressupostos da abordagem qualiquantitativa cunhada por Creswell e Clark (2013), para pesquisar o público que vivenciou este lugar de educação e memória. Consideramos a fundamentação teórica de D’Ávila (2018) e Konder (2012) para compreender a história de Itajaí; Le Goff (2013) e Nora (1993) ancoram as reflexões de história e memória; Carvalho (2016) que aborda a temática do museu como referencial na formação cultural da sociedade.
Resultado: o livro de visitas do museu contém o registro de mais de cinquenta mil pessoas que visitaram o museu entre os anos de 2017 a 2019. Muitos dos visitantes registraram, no livro de visitas, suas memórias vividas naquele lugar.
Conclusão: o estudo realça um recorte da realidade da população que visita museus e de escolas que acreditam neste lugar como propulsor de sentidos, um arcabouço de histórias, memórias e informações.

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Biografia do Autor

Carlos Eduardo Ignácio, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Mestrando em Gestão de Unidades pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Julíbio David Ardigo, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Tânia Regina da Rocha Unglaub, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Doutora em História pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

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Publicado

2021-07-08

Como Citar

Ignácio, C. E., Ardigo, J. D., & Unglaub, T. R. da R. (2021). Museu histórico de Itajaí: lugar de educação e memória. Informação & Informação, 26(2), 180–204. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2021v26n2p180

Edição

Seção

Artigos