Acessibilidade digital em sistemas acadêmicos da UFPB: análise a partir das heurísticas de usabilidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2021v26n1p632

Palavras-chave:

Acessibilidade digital, Sistemas Acadêmicos, Usabilidade, Barreiras à informação, Usuário da informação

Resumo

Introdução: A relação digital e acessibilidade perpassa o universo das tecnologias, que por sua vez envolve uma evolução que se amplia a todo instante com recursos que podem construir aproximações e/ou distanciamentos.
Objetivo: O estudo objetiva analisar a acessibilidade digital em sistemas acadêmicos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) a partir das heurísticas de usabilidade.
Metodologia: a pesquisa caracteriza-se como exploratória e de natureza qualitativa. Como instrumento de coleta de dados adotou-se uma entrevista semiestruturada que foi aplicada aos discentes da UFPB que fazem parte do Comitê de Inclusão e Acessibilidade da Universidade Federal da Paraíba e docentes que possuem alguma deficiência. Para análise dos dados, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo de Bardin.
Resultados: Os resultados da pesquisa demonstraram um alto índice de insatisfação dos usuários com a utilização dos sistemas nos aspectos que envolvem a “liberdade de controle fácil para o usuário”, “flexibilidade e eficiência de uso” e “correspondência entre o sistema e o mundo real” que correspondem a fatores de grandes barreiras digitais, com ênfase na ausência de uma linguagem comum e interface inadequada.
Conclusão: Conclui-se, então, que os portais acadêmicos da UFPB não oferecem acessibilidade e apresentam barreiras digitais comprometendo a vida acadêmica de discentes e docentes nas suas necessidades de informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ilka Maria Soares Campos, Universidade Federal da Paraiba-UFPB

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraiba-UFPB

Eliane Bezerra Paiva, Universidade Federal da Paraiba-UFPB

Docente em Ciência da informação pela Universidade Federal da Paraiba-UFPB

Ronnie Anderson Nascimento de Farias, Universidade Federal da Paraiba - UFPB

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraiba - UFPB

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 9050: Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro: ABNT, 2015.p.148. Disponível em: http://www.portaldeacessibilidade.rs.gov.br/uploads/1596842151Emenda_1_ABNT_NBR_9050_em_03_de_agosto_de_2020.pdf. Acesso em: 01 dez. 2019.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 9050: Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. 4.ed. Rio de Janeiro: ABNT, 2020.p.147. Disponível em: https://www.caurn.gov.br/wp-content/uploads/2020/08/ABNT-NBR-9050-15-Acessibilidade-emenda-1_-03-08-2020.pdf Acesso em: 11 mar. 2021.

BARBOSA, A. E. V. Abordagem híbrida para a avaliação de interfaces multimodais. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, 2009.

BARROS, D. S.; SAORIM, R. N. S.; RAMALHO, F. A. Necessidades informacionais e comportamento de busca da informação dos vereadores da câmara municipal de João Pessoa. Informações & Sociedade: Estudos dos periódicos, João Pessoa, v.18, n.3, p. 171-184, set./dez. 2008. Disponível em https://www.brapci.inf.br/_repositorio/2010/10/pdf_d04d1a6cfc_0012332.pdf. Acesso em: Acesso em: 01 dez. 2019.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2016.

BELLINI, C. G. P.; ISONI FILHO, M. M.; GARCIA, D. A.; PEREIRA, R. C. F. Limitações digitais: evidências teóricas preliminares. Revista Análise, Porto Alegre, v. 23, n. 1, p. 58-70, jan./abr. 2012.

BRASIL. Departamento de Governo Eletrônico. EMAG: Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico. 2014. Disponível em: http://emag.governoeletronico.gov.br/. Acesso em: 01 dez. 2019.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa Com Deficiência: Estatuto da Pessoa com Deficiência. Brasília, DF: DOU, 06 jul. 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm. Acesso em: 01 dez. 2019.

CHOO, C. W. Como ficamos sabendo: um modelo de uso da informação. In: CHOO, C. W. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significados, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: Senac, 2003. p. 63- 120.

DIAS, M. M.; PIRES, D. Usos e usuários da informação. São Carlos: Edufscar, 2004.

FLANAGAN, J. C. A técnica do incidente crítico. Arquivos Brasileiros de Psicologia Aplicada, Rio de Janeiro, v. 25, n. 2, p. 99-141, abr./jun. 1973.

FERREIRA, D. S. Abordagem Híbrida para Avaliação da usabilidade de Dispositivos Móveis. 2007. Dissertação (Mestrado em Informática) – Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, 2007.

FERREIRA, S. M. S. P. Estudos e necessidades de informação: dos paradigmas tradicionais à abordagem Sense-Making. Porto Alegre: [s.n], 1997.

FIGUEIREDO, N. M. Paradigmas modernos da Ciência da Informação. São Paulo: Polis; APB, 1999.

FUCUSHIMA, A. A.; MARQUES, A. P. A. Z.; PARRÃO, J. A. O. Revisão da literatura sobre usabilidade e acessibilidade em ambiente web. EtiC: encontro de iniciação científica, Presidente Prudente, v. 16, n. 16, 2020. p. 1-15. Disponível em: http://intertemas.toledoprudente.edu.br/index.php/ETIC/article/view/8604. Acesso em: 06 out. 2020.

GUINCHAT, C.; MENOU, M. Usuários. In: GUINCHAT, C.; MENOU, M. Introdução geral às técnicas da informação e da documentação. Brasília, D.F.: IBICT, 1994. p. 481-491.

HENRY, S. L.W3C. Introduction to Web Accessibility. 2019. Disponível em: https://www.w3.org/WAI/fundamentals/accessibility-intro/. Acesso em: 01 dez. 2019.

HOTT, D. F. M.; CRUZ-RIASCOS, S. A. Ciência da informação e interações teórico-sistêmicas com a acessibilidade. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 19., 2018, Londrina. Anais [...] Londrina, 2019. Disponível em: brapci.inf.br/index.php/res/download/121810. Acesso em: 12 nov. 2019.

NIELSEN, J. Usability engineering. San Diego: Academic Press, 1994.

PASSERINO, L. M.; MONTARDO, S. P. Inclusão social via acessibilidade digital: proposta de inclusão digital para pessoas com necessidades especiais. E-compós: revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, v. 8, p. 1-18, abr. 2007.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do Trabalho Científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

QUEIROZ, J. E. R. Abordagem híbrida para a avaliação da usabilidade de interfaces com o usuário. 2001. Tese (Doutorado em Engenharia Eletrica) –Universidade Federal da Paraíba, Campina Grande, 2001.

SARACEVIC, T. Ciência da informação: origem, evolução e relações. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 41-62, jan./jun. 1996.

SANTOS, J. C. A.; VIEIRA, R. G. T.; CALDEIRA, G. C.; MARQUES, A. P. Z. Acessibilidade na Web: proporcionando inclusão e derrubando barreiras. EtiC: encontro de iniciação científica, Presidente Prudente, v. 14, n. 14, 2018. Disponível em: http://intertemas.toledoprudente.edu.br/index.php/ETIC/article/view/7217. Acesso em: 06 out. 2020.

SOUZA, E. R. Acessibilidade web: diferentes definições e sua relação com o design universal. Diálogo com a Economia Criativa, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 13-28, 2016. Disponível em: http://dialogo.espm.br/index.php/revistadcec-rj/article/view/33. Acesso em: 06 de out. 2020.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. Centro de Educação. Núcleo de Educação Especial. 2018. Disponível em: http://www.ce.ufpb.br/nedesp. Acesso em: 20 nov. 2019.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. Comitê de Inclusão e Acessibilidade. Comitê de Inclusão e Acessibilidade. 2018. Disponível em: http://www.ufpb.br/cia. Acesso em: 20 nov. 2019.

VIDOTTI, S. A. B. G.; ROA-MARTÍNEZ, S. M.; CONEGLIAN, C. S.; FERREIRA, A. M. J. F. C.; VECHIATO, F. L. As contribuições das heurísticas de usabilidade para encontrabilidade da informação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 18., 2017. Anais [...], Marília, 2017. Disponível em: https://brapci.inf.br/_repositorio/2017/10/pdf_d29e8b00e7_0000027159.pdf. Acesso em: 03 dez. 2019.

Downloads

Publicado

2021-03-31

Como Citar

Campos, I. M. S., Paiva, E. B., & Farias, R. A. N. de. (2021). Acessibilidade digital em sistemas acadêmicos da UFPB: análise a partir das heurísticas de usabilidade. Informação & Informação, 26(1), 632–659. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2021v26n1p632

Edição

Seção

Artigos