Acessibilidade digital em sistemas acadêmicos da UFPB: análise a partir das heurísticas de usabilidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2021v26n1p632

Palavras-chave:

Acessibilidade digital, Sistemas Acadêmicos, Usabilidade, Barreiras à informação, Usuário da informação

Resumo

Introdução: A relação digital e acessibilidade perpassa o universo das tecnologias, que por sua vez envolve uma evolução que se amplia a todo instante com recursos que podem construir aproximações e/ou distanciamentos.
Objetivo: O estudo objetiva analisar a acessibilidade digital em sistemas acadêmicos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) a partir das heurísticas de usabilidade.
Metodologia: a pesquisa caracteriza-se como exploratória e de natureza qualitativa. Como instrumento de coleta de dados adotou-se uma entrevista semiestruturada que foi aplicada aos discentes da UFPB que fazem parte do Comitê de Inclusão e Acessibilidade da Universidade Federal da Paraíba e docentes que possuem alguma deficiência. Para análise dos dados, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo de Bardin.
Resultados: Os resultados da pesquisa demonstraram um alto índice de insatisfação dos usuários com a utilização dos sistemas nos aspectos que envolvem a “liberdade de controle fácil para o usuário”, “flexibilidade e eficiência de uso” e “correspondência entre o sistema e o mundo real” que correspondem a fatores de grandes barreiras digitais, com ênfase na ausência de uma linguagem comum e interface inadequada.
Conclusão: Conclui-se, então, que os portais acadêmicos da UFPB não oferecem acessibilidade e apresentam barreiras digitais comprometendo a vida acadêmica de discentes e docentes nas suas necessidades de informação.

Downloads

Biografia do Autor

Ilka Maria Soares Campos, Universidade Federal da Paraiba-UFPB

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraiba-UFPB

Eliane Bezerra Paiva, Universidade Federal da Paraiba-UFPB

Docente em Ciência da informação pela Universidade Federal da Paraiba-UFPB

Ronnie Anderson Nascimento de Farias, Universidade Federal da Paraiba - UFPB

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraiba - UFPB

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 9050: Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro: ABNT, 2015.p.148. Disponível em: http://www.portaldeacessibilidade.rs.gov.br/uploads/1596842151Emenda_1_ABNT_NBR_9050_em_03_de_agosto_de_2020.pdf. Acesso em: 01 dez. 2019.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 9050: Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. 4.ed. Rio de Janeiro: ABNT, 2020.p.147. Disponível em: https://www.caurn.gov.br/wp-content/uploads/2020/08/ABNT-NBR-9050-15-Acessibilidade-emenda-1_-03-08-2020.pdf Acesso em: 11 mar. 2021.

BARBOSA, A. E. V. Abordagem híbrida para a avaliação de interfaces multimodais. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, 2009.

BARROS, D. S.; SAORIM, R. N. S.; RAMALHO, F. A. Necessidades informacionais e comportamento de busca da informação dos vereadores da câmara municipal de João Pessoa. Informações & Sociedade: Estudos dos periódicos, João Pessoa, v.18, n.3, p. 171-184, set./dez. 2008. Disponível em https://www.brapci.inf.br/_repositorio/2010/10/pdf_d04d1a6cfc_0012332.pdf. Acesso em: Acesso em: 01 dez. 2019.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2016.

BELLINI, C. G. P.; ISONI FILHO, M. M.; GARCIA, D. A.; PEREIRA, R. C. F. Limitações digitais: evidências teóricas preliminares. Revista Análise, Porto Alegre, v. 23, n. 1, p. 58-70, jan./abr. 2012.

BRASIL. Departamento de Governo Eletrônico. EMAG: Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico. 2014. Disponível em: http://emag.governoeletronico.gov.br/. Acesso em: 01 dez. 2019.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa Com Deficiência: Estatuto da Pessoa com Deficiência. Brasília, DF: DOU, 06 jul. 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm. Acesso em: 01 dez. 2019.

CHOO, C. W. Como ficamos sabendo: um modelo de uso da informação. In: CHOO, C. W. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significados, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: Senac, 2003. p. 63- 120.

DIAS, M. M.; PIRES, D. Usos e usuários da informação. São Carlos: Edufscar, 2004.

FLANAGAN, J. C. A técnica do incidente crítico. Arquivos Brasileiros de Psicologia Aplicada, Rio de Janeiro, v. 25, n. 2, p. 99-141, abr./jun. 1973.

FERREIRA, D. S. Abordagem Híbrida para Avaliação da usabilidade de Dispositivos Móveis. 2007. Dissertação (Mestrado em Informática) – Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, 2007.

FERREIRA, S. M. S. P. Estudos e necessidades de informação: dos paradigmas tradicionais à abordagem Sense-Making. Porto Alegre: [s.n], 1997.

FIGUEIREDO, N. M. Paradigmas modernos da Ciência da Informação. São Paulo: Polis; APB, 1999.

FUCUSHIMA, A. A.; MARQUES, A. P. A. Z.; PARRÃO, J. A. O. Revisão da literatura sobre usabilidade e acessibilidade em ambiente web. EtiC: encontro de iniciação científica, Presidente Prudente, v. 16, n. 16, 2020. p. 1-15. Disponível em: http://intertemas.toledoprudente.edu.br/index.php/ETIC/article/view/8604. Acesso em: 06 out. 2020.

GUINCHAT, C.; MENOU, M. Usuários. In: GUINCHAT, C.; MENOU, M. Introdução geral às técnicas da informação e da documentação. Brasília, D.F.: IBICT, 1994. p. 481-491.

HENRY, S. L.W3C. Introduction to Web Accessibility. 2019. Disponível em: https://www.w3.org/WAI/fundamentals/accessibility-intro/. Acesso em: 01 dez. 2019.

HOTT, D. F. M.; CRUZ-RIASCOS, S. A. Ciência da informação e interações teórico-sistêmicas com a acessibilidade. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 19., 2018, Londrina. Anais [...] Londrina, 2019. Disponível em: brapci.inf.br/index.php/res/download/121810. Acesso em: 12 nov. 2019.

NIELSEN, J. Usability engineering. San Diego: Academic Press, 1994.

PASSERINO, L. M.; MONTARDO, S. P. Inclusão social via acessibilidade digital: proposta de inclusão digital para pessoas com necessidades especiais. E-compós: revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, v. 8, p. 1-18, abr. 2007.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do Trabalho Científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

QUEIROZ, J. E. R. Abordagem híbrida para a avaliação da usabilidade de interfaces com o usuário. 2001. Tese (Doutorado em Engenharia Eletrica) –Universidade Federal da Paraíba, Campina Grande, 2001.

SARACEVIC, T. Ciência da informação: origem, evolução e relações. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 41-62, jan./jun. 1996.

SANTOS, J. C. A.; VIEIRA, R. G. T.; CALDEIRA, G. C.; MARQUES, A. P. Z. Acessibilidade na Web: proporcionando inclusão e derrubando barreiras. EtiC: encontro de iniciação científica, Presidente Prudente, v. 14, n. 14, 2018. Disponível em: http://intertemas.toledoprudente.edu.br/index.php/ETIC/article/view/7217. Acesso em: 06 out. 2020.

SOUZA, E. R. Acessibilidade web: diferentes definições e sua relação com o design universal. Diálogo com a Economia Criativa, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 13-28, 2016. Disponível em: http://dialogo.espm.br/index.php/revistadcec-rj/article/view/33. Acesso em: 06 de out. 2020.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. Centro de Educação. Núcleo de Educação Especial. 2018. Disponível em: http://www.ce.ufpb.br/nedesp. Acesso em: 20 nov. 2019.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. Comitê de Inclusão e Acessibilidade. Comitê de Inclusão e Acessibilidade. 2018. Disponível em: http://www.ufpb.br/cia. Acesso em: 20 nov. 2019.

VIDOTTI, S. A. B. G.; ROA-MARTÍNEZ, S. M.; CONEGLIAN, C. S.; FERREIRA, A. M. J. F. C.; VECHIATO, F. L. As contribuições das heurísticas de usabilidade para encontrabilidade da informação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 18., 2017. Anais [...], Marília, 2017. Disponível em: https://brapci.inf.br/_repositorio/2017/10/pdf_d29e8b00e7_0000027159.pdf. Acesso em: 03 dez. 2019.

Downloads

Publicado

2021-03-31

Como Citar

Campos, I. M. S., Paiva, E. B., & Farias, R. A. N. de. (2021). Acessibilidade digital em sistemas acadêmicos da UFPB: análise a partir das heurísticas de usabilidade. Informação & Informação, 26(1), 632–659. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2021v26n1p632

Edição

Seção

Artigos
Crossref
2
Scopus
0
João Paulo Vasconcelos Mendonça Junior, Ronny Luís Sousa Oliveira, Rossiclea Ferreira Do Nascimento, Suzana Saraiva Noronha Monteiro, Mauro Margalho Coutinho, Miralda Souza Martins Dos Prazeres (2024)
Social media and digital accessibility: the impact of the COVID-19 pandemic in the city of Belém (PA). Cuadernos de Educación y Desarrollo, 16(2), e3362.
10.55905/cuadv16n2-045