Acessibilidade digital em sistemas acadêmicos da UFPB: análise a partir das heurísticas de usabilidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2021v26n1p632

Palavras-chave:

Acessibilidade digital, Sistemas Acadêmicos, Usabilidade, Barreiras à informação, Usuário da informação

Resumo

Introdução: A relação digital e acessibilidade perpassa o universo das tecnologias, que por sua vez envolve uma evolução que se amplia a todo instante com recursos que podem construir aproximações e/ou distanciamentos.
Objetivo: O estudo objetiva analisar a acessibilidade digital em sistemas acadêmicos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) a partir das heurísticas de usabilidade.
Metodologia: a pesquisa caracteriza-se como exploratória e de natureza qualitativa. Como instrumento de coleta de dados adotou-se uma entrevista semiestruturada que foi aplicada aos discentes da UFPB que fazem parte do Comitê de Inclusão e Acessibilidade da Universidade Federal da Paraíba e docentes que possuem alguma deficiência. Para análise dos dados, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo de Bardin.
Resultados: Os resultados da pesquisa demonstraram um alto índice de insatisfação dos usuários com a utilização dos sistemas nos aspectos que envolvem a “liberdade de controle fácil para o usuário”, “flexibilidade e eficiência de uso” e “correspondência entre o sistema e o mundo real” que correspondem a fatores de grandes barreiras digitais, com ênfase na ausência de uma linguagem comum e interface inadequada.
Conclusão: Conclui-se, então, que os portais acadêmicos da UFPB não oferecem acessibilidade e apresentam barreiras digitais comprometendo a vida acadêmica de discentes e docentes nas suas necessidades de informação.

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Biografia do Autor

Ilka Maria Soares Campos, Universidade Federal da Paraiba-UFPB

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraiba-UFPB

Eliane Bezerra Paiva, Universidade Federal da Paraiba-UFPB

Docente em Ciência da informação pela Universidade Federal da Paraiba-UFPB

Ronnie Anderson Nascimento de Farias, Universidade Federal da Paraiba - UFPB

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraiba - UFPB

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Publicado

2021-03-31

Como Citar

Campos, I. M. S., Paiva, E. B., & Farias, R. A. N. de. (2021). Acessibilidade digital em sistemas acadêmicos da UFPB: análise a partir das heurísticas de usabilidade. Informação & Informação, 26(1), 632–659. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2021v26n1p632

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Seção

Artigos