Comportamento infocomunicacional: um diagnóstico entre estudantes para a promoção de competências infocomunicacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2020v25n4p670

Palavras-chave:

Comportamento infocomunicacional, Competências infocomunicacionais, Comportamento Informacional, Comportamento Comunicacional

Resumo

Introdução: O comportamento infocomunicacional reflete a forma como as pessoas relacionam-se com o conteúdo (a informação) e com outras pessoas (a comunicação).
Objetivo: Pretende-se, neste artigo, conhecer o comportamento infocomunicacional de um grupo como diagnóstico necessário antes de ofertar um curso de competências infocomunicacionais.
Metodologia: Nesse sentido, adota-se a abordagem quantiqualitativa, na perspectiva de quantificar os dados, mas também oferecer interpretações e inferências qualitativas. A coleta de dados deu-se a partir da aplicação de um questionário, respondido por 15 estudantes de Arquivologia e Biblioteconomia sobre seu comportamento perante a informação e a comunicação. Portanto, trata-se da percepção dos próprios estudantes a partir de questões de múltipla escolha.
Resultados: Os resultados indicaram que os sujeitos investigados buscam informações sobre temas gerais para sanar necessidades corriqueiras, utilizando estratégias de busca; confrontam e avaliam as informações, especialmente quanto à atualização e ao contexto para que seja possível identificar manipulação, distinguindo, sobretudo, fatos de opiniões. No aspecto comunicacional, utilizam aplicativos de mensagens instantâneas e correio eletrônico como ferramentas de comunicação e também as redes sociais para se manterem informados e compartilhar conteúdos. Preocupam-se com a confiabilidade da informação, porém possuem limitações relacionadas à interação efetiva nesses espaços.
Conclusões: Conclui-se que o delineamento de um perfil infocomunicacional é determinante para o sucesso de ações e estratégias que favoreçam a promoção de competências infocomunicacionais.

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Biografia do Autor

Gleise da Silva Brandão, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia - UFBA

Jaires Oliveira Santos, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia - UFBA

Jussara Borges, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia - UFBA

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Publicado

2020-12-26

Como Citar

Brandão, G. da S., Santos, J. O., & Borges, J. (2020). Comportamento infocomunicacional: um diagnóstico entre estudantes para a promoção de competências infocomunicacionais. Informação & Informação, 25(4), 670–696. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2020v25n4p670

Edição

Seção

Artigos