Difusão arquivística e suas expressões nos cursos de graduação em arquivologia no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2020v25n4p256

Palavras-chave:

Disseminação da informação, Informação orgânica, Currículos, Programas de curso

Resumo

Introdução: A difusão é a função da Arquivologia que se relaciona à divulgação dos acervos e serviços de informação intermediada por arquivistas e é identificada por seu caráter inclusivo, ao reunir os usuários da informação (potenciais e frequentes, adequando os serviços prestados) a capitais informacionais.
Objetivo: Reconhecendo o papel fundamental da temática “difusão” no ensino de graduação em Arquivologia no Brasil, o presente artigo se ocupará de caracterizar a abordagem da difusão arquivística nos currículos dos cursos de graduação em Arquivologia no Brasil.
Metodologia:
Como aspectos metodológicos, a presente pesquisa considerou a lógica de pesquisa qualitativa, utilizando a análise de conteúdo como instrumento.
Resultados: Como resultados, quanto aos currículos analisados, observa-se que as disciplinas que trabalham a temática da difusão, em sua maioria obrigatórias, abordam-na com diferentes enfoques e utilizam, para seu ensino, diferentes bibliografias.
Conclusões: Conclui-se que nos currículos de Arquivologia a difusão é abordada, majoritariamente, nas disciplinas voltadas à descrição arquivística, seguida por disciplinas voltadas diretamente à difusão da informação e, com menor proporção, às disciplinas correlacionadas à mediação, competência e comunicação da informação.

Biografia do Autor

Fernanda Frasson Martendal, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutoranda em Ciências Sociais pela Universidad de Buenos Aires

Eva Cristina Leite da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutorado e Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

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Publicado

2020-12-26

Como Citar

Martendal, F. F., & Silva, E. C. L. da. (2020). Difusão arquivística e suas expressões nos cursos de graduação em arquivologia no Brasil. Informação & Informação, 25(4), 256–279. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2020v25n4p256

Edição

Seção

Artigos