A análise bibliométrica da produção científica docente por gênero nas universidades federais no interior do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2020v25n1p21Palavras-chave:
Produção Científica, Cursos de Jornalismo, Reuni, Políticas Públicas SociaisResumo
Introdução: Análise bibliométrica da produção científica de docentes vinculados aos Cursos de Bacharelado em Jornalismo, abertos por meio de políticas públicas de expansão e interiorização em universidades federais brasileiras no período de 2013 a 2017.
Objetivo: Conhecer a produção científica em regiões que receberam novas universidades públicas federais, campi, cursos superiores e docentes.
Metodologia: Desenvolveu-se a partir de uma metodologia qualitativa, exploratória e documental. Procedeu-se a análise bibliométrica dos artigos produzidos pelos docentes efetivos de Cursos de Jornalismo em universidades federais localizadas no interior do Brasil.
Resultados: Foram analisados os currículos lattes de 181 docentes no quesito artigos e sua avaliação conforme o conceito qualis de avaliação de periódicos, mantido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), além da observância na divisão por gênero dos docentes e vínculo institucional.
Conclusões: Verificou-se a concentração das publicações em algumas docentes pesquisadoras nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul, e a predominância de líderes de grupos de pesquisa do gênero masculino.
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