A análise bibliométrica da produção científica docente por gênero nas universidades federais no interior do Brasil

Autores

  • Paulo Eduardo Silva Lins Cajazeira UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI - UFCA

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2020v25n1p21

Palavras-chave:

Produção Científica, Cursos de Jornalismo, Reuni, Políticas Públicas Sociais

Resumo

Introdução: Análise bibliométrica da produção científica de docentes vinculados aos Cursos de Bacharelado em Jornalismo, abertos por meio de políticas públicas de expansão e interiorização em universidades federais brasileiras no período de 2013 a 2017.
Objetivo: Conhecer a produção científica em regiões que receberam novas universidades públicas federais, campi, cursos superiores e docentes.
Metodologia: Desenvolveu-se a partir de uma metodologia qualitativa, exploratória e documental. Procedeu-se a análise bibliométrica dos artigos produzidos pelos docentes efetivos de Cursos de Jornalismo em universidades federais localizadas no interior do Brasil.
Resultados: Foram analisados os currículos lattes de 181 docentes no quesito artigos e sua avaliação conforme o conceito qualis de avaliação de periódicos, mantido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), além da observância na divisão por gênero dos docentes e vínculo institucional.
Conclusões: Verificou-se a concentração  das publicações em algumas docentes pesquisadoras nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul, e a predominância de líderes de grupos de pesquisa do gênero masculino.  

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Biografia do Autor

Paulo Eduardo Silva Lins Cajazeira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI - UFCA

Pós-doutor em ciencias da comunicação pela Universidade da Beira Interior (Portugal), Doutor em comunicação e semiotica pela PUC de São Paulo (2011), Professor efetivo Da Universidade Federal do Cariri - UFCA .

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Publicado

2020-04-01

Como Citar

Cajazeira, P. E. S. L. (2020). A análise bibliométrica da produção científica docente por gênero nas universidades federais no interior do Brasil. Informação & Informação, 25(1), 21–39. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2020v25n1p21

Edição

Seção

Artigos