Algumas questões emergentes no domínio da Ciência da Informação
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2017v22n2p320Palavras-chave:
Ciência da Informação, Processo Informacional, Profissional da Informação, Competências do Profissional da InformaçãoResumo
Introdução: o presente artigo reflete sobre os temas emergentes da área da Ciência da Informação (CI). Apresenta alguns conceitos em evolução relacionados à área e discute aspectos em torno das pesquisas em andamento, bem como avalia o papel dos profissionais da informação no âmbito da pesquisa científica. Objetivo: Discutir sobre o que é a CI. Entender como estão sendo avaliadas as pesquisas neste campo científico. Estudar como são vistos atualmente os profissionais da informação e quais são as competências desejadas para estes profissionais. Metodologia: Pesquisa bibliográfica. Resultados: Os resultados indicam que a CI é uma ciência social, informativa/comunicativa que tem como o objeto de estudo um processo informacional que consiste em retenção, recuperação e transformação da informação para geração de novos conhecimentos. No que tange as pesquisas científicas, a CI agrupa diversas áreas da ciência que tem como objeto de estudo o processo informativo-documental, sendo a maior parte das pesquisas de natureza qualitativa. Dentre as diversas competências do profissional da informação o estudo enfatiza o exercício de aprendizagem da leitura, uma vez que este profissional atua diretamente em diversas áreas do conhecimento. Conclusões: o estudo focou a área da CI em três aspectos, sendo eles: o que é a CI, quais são as pesquisas mais desenvolvidas no campo atualmente e quais as habilidades dos profissionais da informação. A CI é uma área em crescimento e necessita de um debate permanente, principalmente investigações que abarquem esses os três aspectos mencionados, uma vez que eles se complementam.Downloads
Referências
BORREGO, A. Altmétricas para la evaluación de la investigación y el análisis de necesidades de la investigación. El profesional de la investigación, v. 23, n.4, 2014.
CODINA BONILLA, L. La gran disrupción: la web + los dispositivos móviles y lo que podemos hacer. Informes ThinkEPI sobre Documentación y Comunicación. Barcelona, v.1, s/n, p. 5-7, 2015.
EDEL NAVARRO, R.; AGUIRRE AGUILAR, G.; BALDERRAMA TRÁPAGA, J.A. La contribución didáctica de las TIC en el desarrollo de competencias para la investigación. Ideales, v.1, n.1, p. 209-227, 2016. Disponível em: http://revistas.ut.edu.co/index.php/Ideales/article/view/1080.
GARCÍA, J. Las competencias del siglo 21: Un modelo de acercamiento desde la educación. In: GARCÍA, J; LEÓN, T; OROZCO, E. Desarrollo de competencias para el siglo XXI. Miami: Humboldt International University, 2016, p. 15-45.
LÓPEZ YEPES, J. La lectura crítica como recurso didáctico. Modelos y métodos. México DF: Universidad Panamericana, 2015a.
LÓPEZ YEPES, J. La dirección/asesoría de tesis. Materiales para una manual de buenas prácticas. México DF: Universidad Panamericana, 2015b.
LÓPEZ YEPES, J. La ciencia de la información documental. El documento, la disciplina y el profesional de la información en la era digital. México, D.F.: Universidad Panamericana, 2015.
PRADA, J. M. “Una vida nerviosa”. XI Semanal, 7 de febrero de 2014.
TORRES-SALINAS, D.; CABEZAS-CLAVIJO, A. Y.; JIMÉNEZ-CONTRERAS, E. Nuevos indicadores para la comunicación científica en la Web 2.0. Comunicar, v. 21, n. 41, out. 2013.
TORRES-SALINAS, D.; MILANÉS-GUISADO, Y. Presencia en redes sociales y altmétricas de los principales autores de la revista El profesional de la información. El profesional de la información, v. 23, n.4, jul/ago. 2014
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
O conteúdo dos textos e a citação e uso de imagens submetidas são de inteira responsabilidade dos autores.
Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Informação & Informação.